Mineradora Rio Tinto rejeita oferta de fusão da Glencore

Reuters

Publicado 07.10.2014 08:37

Mineradora Rio Tinto rejeita oferta de fusão da Glencore

MELBOURNE (Reuters) - A mineradora Rio Tinto rejeitou em agosto uma abordagem de aquisição da rival de menor porte Glencore, que criaria uma gigante de mineração e comercialização de 160 bilhões de dólares, justo quando o preço de seu produto mais lucrativo, o minério de ferro, caiu rumo a uma mínima em cinco anos.

A mineradora afirmou nesta terça-feira que a Glencore havia entrado em contato sobre uma potencial fusão em julho, acrescentando que rejeitou a oferta em agosto e que não houve mais contato entre as companhias sobre um acordo.

Uma fusão teria criado a maior mineradora do mundo, superando a BHP Billiton.

"O Conselho da Rio Tinto, após consultas com seus conselheiros jurídicos e financeiros, concluiu por unanimidade que uma combinação não atendia aos melhores interesses dos acionistas da Rio Tinto", disse a companhia em comunicado à bolsa de valores da Austrália.

A Rio Tinto revelou a abordagem após a Bloomberg relatar que a Glencore havia conversado com o maior acionista da Rio Tinto, a estatal chinesa Aluminum Corp of China (Chinalco), para mensurar seu interesse num acordo.

A notícia, que citou pessoas familiarizadas com a situação, afirma que as conversas com a Chinalco aconteceram nas últimas semanas e que a Glencore também estava sondando outros acionistas da Rio Tinto, estudando obstáculos financeiros e regulatórios enquanto ponderava os próximos passos.

A Glencore, que no ano passado comprou a rival Xstrata na maior aquisição da história do setor, vem falando abertamente sobre querer uma fusão com a Rio Tinto, cobiçando seu minério de ferro de baixo custo e alta qualidade, disseram banqueiros.

O minério de ferro preencheria uma lacuna no leque de commodities da Glencore, que já tem posições fortes em cobre, níquel, zinco e carvão.

Acionistas da Rio Tinto disseram que como a maior parte do mercado vê a companhia subvalorizada em ao menos 30 por cento, a Glencore teria que partir para uma aquisição hostil com qualquer oferta que se encaixe com seus próprios obstáculos de retorno.

"Não acho que a Glencore faria uma oferta hostil para tentar assumir a Rio. Seria uma mordida grande", disse o diretor-gerente da Argo Investments, Jason Beddor, sexta maior detentora de ações australianas da Rio Tinto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações