Minério de ferro é pressionado com demanda de inverno na China em foco

Reuters

Publicado 26.10.2023 08:52

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro em Dalian e Cingapura foram pressionados nesta quinta-feira, em meio a preocupações de que a demanda chinesa pela matéria-prima de fabricação de aço permanecerá fraca no curto prazo, ofuscando o suporte dado pelo apoio fiscal da China para sua economia em dificuldades.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Bolsa de Mercadorias de Dalian, na China,, encerrou as negociações diurnas em alta de 0,7%, a 876,50 iuanes (119,76 dólares) por tonelada métrica, depois de oscilar entre perdas e ganhos em uma faixa estreita.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência de novembro do minério de ferro caía 0,9%, a 116,40 dólares por tonelada, por volta das 8h45 (horário de Brasília), após um avanço de três dias.

A preocupação urgente é que as siderúrgicas chinesas possam ser levadas a reduzir a produção para cumprir os protocolos de controle de emissões, especialmente durante os meses de inverno, e minimizar as perdas em meio a vendas fracas, disseram os analistas.