Ministro do TCU se mostra favorável à proposta da Rumo para revisão de contrato da Malha Paulista

Reuters

Publicado 26.10.2023 09:30

SÃO PAULO (Reuters) - A Rumo (BVMF:RAIL3) informou na noite da véspera que o ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rego teve manifestação favorável à proposta da companhia para revisão de contrato da malha ferroviária paulista operada pela empresa, que foi repactuado em 2020 por ocasião da renovação antecipada da concessão.

A proposta envolve a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato no valor de cerca de 1,17 bilhão de reais, dos quais 500 milhões serão convertidos em investimentos na própria malha ferroviária operada pela companhia.

A Malha Paulista, unidade da Rumo, apresentou a proposta à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) em 2022 para atualização do chamado "caderno de obrigações" do contrato de concessão para poder conseguir cumprir os termos de forma "mais eficiente e econômica" e diante de "verificação da impossibilidade de execução de algumas obrigações pontuais" previstas na renovação.

Segundo a Rumo, a proposta é consensual é "benéfica a todos os envolvidos no processo" e estabelece atualização de 22 itens de investimentos de um total de 122 que compõem o caderno.

Apesar da manifestação favorável de Vital do Rego, a Rumo afirmou que houve pedido de vista, do ministro Augusto Nardes, no julgamento da proposta de acordo. Se for aprovada pelo plenário do Tribunal, a proposta será encaminhada à ANTT para novo aditivo do contrato.

Analistas do Bradesco BBI afirmaram que o desembolso total da Rumo com o acordo será equivalente a 0,60 real por ação e que o mercado pode reagir de forma "levemente negativa" ao precificá-lo. "Mas mantemos nossa recomendação 'outperform' com preço-alvo de 28 reais para o final de 2024", afirmaram os analistas. A equipe acrescentou que o assunto pode ser retomado na próxima reunião do TCU, no início de novembro.

 

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações