Moderna cai com anúncio de demanda de acionistas para corte dos preços de vacina

Investing.com

Publicado 27.12.2021 10:58

Atualizado 27.12.2021 14:56

Por Dhirendra Tripathi

Investing.com –As ações da Moderna (NASDAQ:MRNA) (SA:M1RN34) diminuíram as perdas nesta segunda-feira (27) a tarde, quando eram negociadas com queda de 0,64% a US$ 248,51 na Nasdaq. O recuo ocorre um dia após o Financial Times publicar que a empresa está lutando contra uma proposta de acionistas para compartilhar a tecnologia de sua vacina contra a Covid-19 com países mais pobres.

A proposta também pretende que a empresa responda por que seus preços são tão altos, levando-se em conta a quantidade de subsídio governamental recebido.

A Legal & General (LON:LGEN) Investment Management, gestora de ativos sediada em Londres, argumenta que, embora a produção da vacina tenha contado com pelo menos US$ 2,5 bilhões do governo dos EUA, elas foram enviadas na maior parte para países ricos e não houve transferência da sua tecnologia para fabricantes de países de baixa ou média renda.

A Moderna está lutando contra a proposta na Securities and Exchange Commission, a CVM dos EUA.

Enquanto isso, o FT também afirmou que a Oxfam, uma confederação global de 21 organizações de caridade, se uniu a investidores para apresentar petições contra a Moderna e a Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) para exigir que elas façam mais para compartilhar a tecnologia das vacinas.

Tanto a Pfizer como a Moderna têm estado sob pressão de legisladores e ativistas para reduzirem os preços das vacinas e acelerarem a produção, a fim de levarem suas doses salvadoras aos países mais pobres.

A Moderna está numa posição peculiar porque desenvolveu a sua vacina junto com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH). Barney Graham, um dos cientistas do NIH envolvido no processo de desenvolvimento, havia dito ao jornal que o papel do governo na produção da vacina lhe conferia "alavancagem" sobre Moderna na fixação dos preços, algo que a empresa tem negado veementemente.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações