Montadoras pedem à Casa Branca que se oponha à venda da US Steel para Cleveland-Cliffs

Reuters

Publicado 29.03.2024 15:15

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - Um grupo que representa grandes montadoras instou nesta sexta-feira a Casa Branca a se opor a qualquer esforço da siderúrgica Cleveland-Cliffs para comprar a rival US Steel, alertando que um acordo pode resultar em preços anticompetitivos para veículos.

"Uma consolidação das duas empresas também colocaria 65% a 90% do aço usado em veículos sob o controle de uma única empresa", disse o presidente-executivo da Alliance for Automotive Innovation, John Bozzella, em uma carta, publicada pela primeira vez pela Reuters.

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse no início deste mês que a US Steel, que concordou em ser comprada pela japonesa Nippon Steel por 14,9 bilhões de dólares, deve continuar a ser uma empresa norte-americana de propriedade nacional. A Cleveland-Cliffs disse que consideraria outra oferta pela US Steel se o acordo com a Nippon Steel desmoronasse.

“Se o governo tem preocupações sobre o acordo com a Nippon Steel, deve considerar seriamente resultados alternativos”, disse a carta do grupo, que representa a General Motors (NYSE:GM). , Toyota Motor Corp., Volkswagen (ETR:VOWG), Hyundai e outros. "Uma opção que não deveria estar na mesa é um acordo que crie uma concentração de mercado da produção doméstica de aço em uma única empresa."

A Casa Branca, Cleveland-Cliffs e US Steel não comentaram imediatamente a carta.

(Reportagem de David Shepardson)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações