Morgan Stanley afirma que Tesla está exposta demais à china

Investing.com

Publicado 03.08.2022 09:06

Atualizado 03.08.2022 12:28

Por Michael Elkins

Um analista do Morgan Stanley (NYSE:MS) teceu comentários a respeito da dependência do mercado de veículos elétricos ao fornecimento de baterias da China.

De acordo com o banco de investimento, o país asiático responde por mais de 30% das receitas da Tesla e por cerca de 50% ou mais da sua rentabilidade. A China também é responsável por 50% das remessas mundiais de baterias e por 50-75% dos materiais utilizados em sua fabricação, como cátodo, ânodo, separador e eletrólito, o que faz com que o país seja um player estratégico para o avanço da eletrificação nas estradas ao redor do mundo, declarou o Morgan Stanley.

À medida que a globalização evolui, o analista acredita que “a corrida pelo domínio no segmento de baterias para VEs ocorrerá em paralelo com questões geopolíticas e de segurança nacional”.

Pelosi aterrissou em Taipei, capital de Taiwan, na terça-feira. A viagem da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA a faz ser a mais alta autoridade americana a visitar a ilha em 25 anos, o que as autoridades chinesas chamaram de “provocação".

A Contemporary Amperex Technology Co Ltd (CATL), maior fabricante mundial de baterias de veículos elétricos, tem sua sede em Fujian, do outro lado do Estreito de Taiwan da ilha. A CATL estuda instalar fábricas nos EUA. A planta norte-americana, que deve custar bilhões de dólares, abasteceria empresas como Tesla Inc (BVMF:TSLA34) (NASDAQ:TSLA) e Ford Motors (BVMF:FDMO34) (NYSE:F).

A CATL está em estágio avançado na seleção do local e se preparava para anunciar sua escolha nas próximas semanas. No entanto, de acordo com a Bloomberg, a viagem de Nancy Pelosi a Taipei aumentou as tensões, a ponto de a companhia decidir postergar o anúncio da instalação para setembro ou outubro. A reportagem cita pessoas a par do processo, dizendo que a preocupação da CATL é que o anúncio pudesse acirrar ainda mais as tensões em um momento sensível.

Nem a CATL nem a Tesla se pronunciaram em relação à notícia.

Enquanto empresas, como a CATL, avaliam as opções com base no cenário geopolítico, os investidores não devem deixar de levar tudo isso consideração. O analista acredita que a infraestrutura de energia renovável da Tesla está subvalorizada atualmente. Ele acredita que “os eventos dos últimos seis meses e os catalisadores do próximo semestre mudarão de forma substancial a narrativa em torno da atividade da Tesla, os mercados em que opera, o perfil de crescimento e as implicações globais/estratégias do ecossistema nos quais está inserida”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações