Morgan Stanley corta posição nas ações da Tesla; entenda os motivos

Investing.com  |  Autor Vahid Karaahmetovic

Publicado 23.08.2024 16:01

Morgan Stanley corta posição nas ações da Tesla; entenda os motivos

Investing.com – O Morgan Stanley (NYSE:MS) anunciou a redução de sua participação nas ações da Tesla (NASDAQ:TSLA), atribuindo a decisão à contínua desaceleração na indústria automobilística, à acirrada concorrência no setor de veículos elétricos e à diminuição da preferência dos consumidores por esses automóveis.

As ações da Tesla têm sido mantidas no portfólio-modelo do banco desde março de 2021, com incrementos feitos em setembro e dezembro de 2022. Contudo, a participação foi diminuída em novembro de 2023.

Desde o último aumento de participação em dezembro de 2022, a Tesla proporcionou um retorno de 15%, mas ficou 46% atrás do Índice Russell 1000 Growth (RLG), conforme apontado pelos estrategistas do Morgan.

"Embora ainda mantenhamos uma posição na Tesla, devido ao potencial dos seus diversos ativos além do setor automotivo, identificamos uma excelente oportunidade de redistribuir parte dessa posição para ações menos voláteis e menos suscetíveis às condições econômicas, que enfrentam menos pressões de preço", afirmaram.

Apesar da Tesla ser líder no mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos e ter potencial de expansão em áreas como robótica, inteligência artificial e armazenamento de energia, os estrategistas optaram por reduzir a posição para dar espaço a ações com maior potencial de lucratividade, como a Spotify (NYSE:SPOT).

Nesta semana, a União Europeia anunciou a redução das tarifas previstas sobre os veículos da Tesla importados da China, que cairão de 20,8% para 9%. Além disso, a UE também reduzirá os direitos de importação para outros fabricantes de veículos elétricos.

Essas novas tarifas se somam aos já existentes 10% de direitos impostos sobre as importações de veículos elétricos a bateria.

Em junho, a União Europeia sinalizou que aumentaria as tarifas sobre as importações de veículos elétricos chineses, justificando que estes veículos beneficiam-se indevidamente de subsídios desleais e constituem uma ameaça de dano econômico aos produtores europeus de veículos elétricos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações