Reuters
Publicado 02.01.2025 10:33
LONDRES (Reuters) - O Morgan Stanley (NYSE:MS) disse nesta quinta-feira que decidiu deixar a Net-Zero Banking Alliance (NZBA), tornando-se o mais recente credor dos Estados Unidos a sair da principal coalizão climática global do setor financeiro.
Embora a instituição não tenha dado nenhuma razão para sua decisão, os bancos têm sofrido pressão de alguns políticos republicanos sobre sua participação, com acusações de que qualquer medida para limitar o financiamento a empresas de combustíveis fósseis poderia violar regras antitruste.
Apesar de deixar a NZBA, o Morgan Stanley disse em um comunicado que seu compromisso de ajudar a transição mundial para zerar as emissões líquidas de carbono "permanece inalterado".
"Nosso objetivo é contribuir para a descarbonização da economia real, fornecendo aos nossos clientes a consultoria e o capital necessários para transformar os modelos de negócios e reduzir a intensidade de carbono", afirmou.
O banco disse que também continuará informando sobre seus esforços em relação às metas estabelecidas anteriormente para 2030 de reduzir as emissões vinculadas à sua carteira de empréstimos.
A decisão do Morgan Stanley segue medidas semelhantes tomadas nas últimas semanas pelo Citigroup (NYSE:C), Bank of America (NYSE:BAC), Wells Fargo (NYSE:WFC) e Goldman Sachs (NYSE:GS).
(Por Simon Jessop)
Escrito por: Reuters
Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.