MRV&Co prevê lucro de até R$290 mi para incorporação em 2024; avalia estratégia para Resia

Reuters

Publicado 15.03.2024 15:53

Atualizado 15.03.2024 21:00

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - A MRV&Co projeta lucro líquido entre 250 milhões e 290 milhões de reais este ano para sua unidade MRV (BVMF:MRVE3) Incorporação, após lucro atribuível aos acionistas de 168 milhões de reais para a operação em 2023.

Para o ano que vem, a previsão é que esse o lucro fique em um patamar entre 700 milhões e 850 milhões de reais, mais que o dobro do resultado esperado em 2024, mas abaixo de projeção anterior, que previa lucro líquido de 700 milhões a 1 bilhão de reais para 2025.

As projeções foram divulgadas durante evento da MRV&Co para investidores nesta sexta-feira, com a presença do presidente, Rafael Menin, e do diretor financeiro, Ricardo Paixão.

O presidente do grupo afirmou que o cenário atual é de inflação controlada e de um ecossistema "extremamente favorável" para o programa de habitação popular Minha Casa, Minha Vida.

"O que estamos vendo hoje certamente é o melhor ambiente para a incorporação econômica em muitos e muitos anos, talvez o melhor ambiente dos últimos dez anos", disse Menin durante a transmissão, citando ajustes no MCMV e na taxa de juros, a recente regulamentação do Regime Especial de Tributação (RET) de 1% e as expectativas pelo lançamento do FGTS Futuro.

A margem bruta da MRV Incorporação deve ficar entre 26% e 27% em 2024 (de 26-28% esperado anteriormente) e 29,5% e 31% em 2025 (de 30-33% antes previsto), segundo os executivos.

A companhia também prevê receitas operacionais líquidas (ROL) maiores para o segmento em 2024 e 2025 versus o "guidance" apresentado no ano passado.

Agora, a MRV&Co espera receita operacional líquida de 8 bilhões a 8,5 bilhões de reais para a incorporação este ano, acima da faixa de 7,5 bilhões a 8 bilhões de reais prevista anteriormente; e no ano seguinte, de 9 bilhões a 9,5 bilhões de reais, em vez de 8 bilhões a 8,5 bilhões de reais.

Em geração de caixa, a expectativa é de que a MRV Incorporação apresente fluxo positivo de 300-400 milhões de reais em 2024, e de 500-700 milhões em 2025.

A dívida líquida sobre patrimônio líquido para este ano é esperada entre 36% a 34% (vs. 39-47%), enquanto, para 2025, o indicador deve ficar entre 26% a 20% (vs. 20-30%), de acordo com a empresa.

Os executivos esperam uma margem bruta de novas vendas em torno de 35% ainda este ano. As projeções não consideram o lançamento do FGTS Futuro, nem outras modificações estudadas pelo governo no MCMV, segundo o diretor financeiro.

ESTRATÉGIA PARA A RESIA

Os executivos também disseram nesta sexta-feira que avaliam algum "movimento societário" na subsidiária norte-americana Resia, a fim de trazer maior flexibilidade à companhia em relação à decisão de venda de ativos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Menin explicou que um dos objetivos para a companhia este ano é "acertar o timing da venda de cada propriedade", e que em alguns momentos precisou vender ativos com margens mais baixas do que se fossem vendidos mais tarde.

"A gente fez porque a Resia está debaixo da MRV&Co, que consolida a dívida da Resia. Então, se a Resia, de alguma forma, não impactar na dívida da MRV, a decisão de venda talvez se postergue um pouco, porque claramente o mercado americano vai melhorar nesse ano, e no ano que vem vai melhorar muito", acrescentou o CEO.

"Caso haja alguma mudança societária de Resia, a decisão de vender ativos provavelmente muda também."

Separadamente, o diretor financeiro disse a jornalistas que ainda não há um modelo definido para a operação. "A gente quer passar por algum caminho em que no futuro a gente tenha as duas companhias separadas", afirmou Paixão.

"Agora, se é uma cisão, um spin off, um split off, se é abertura de capital, entrada de parceiro, a gente não tem isso definido ainda", acrescentou. O executivo não revelou se já havia um assessor contratado para a operação.

A empresa sediada nos Estados Unidos prevê a venda de quatro projetos este ano, mas sem data exata estabelecida. Eles ainda reforçaram o compromisso de não queimar caixa em 2024 na subsidiária.

Adquirida pela MRV&Co em 2020, a Resia é uma companhia especializada na construção de imóveis residenciais para locação e posterior venda.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações