MRV&Co reverte prejuízo na incorporação e lucra R$54 mi no 1º tri

Reuters

Publicado 08.05.2024 20:17

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - A MRV&Co teve lucro líquido ajustado para o segmento de incorporação no primeiro trimestre deste ano, após prejuízo em 2023, impulsionado pelo avanço da margem bruta, informou o grupo imobiliário nesta quarta-feira.

A MRV (BVMF:MRVE3) Incorporação, que inclui as marcas MRV e Sensia, teve lucro líquido ajustado de 54 milhões de reais nos primeiros três meses de 2024, contra prejuízo ajustado de 65 milhões reportado um ano antes. A margem bruta avançou a 25,9%, de 20,6% no primeiro trimestre de 2023. A margem líquida ajustada subiu 4,5 pontos percentuais na mesma comparação, para 2,9%.

O resultado ajustado desconsidera impactos de equity swap e da marcação a mercado dos swaps de IPCA/CDI no resultado da companhia.

A MRV&Co já havia divulgado prévia operacional do primeiro trimestre, com vendas líquidas subindo 18,4% em incorporação na base anual, para 2,13 bilhões de reais, e lançamentos totalizando um valor geral de vendas (VGV) de 1,59 bilhão de reais, salto de 150,4% ano a ano.

No consolidado, o grupo MRV&Co teve prejuízo ajustado aos acionistas de 11 milhões de reais no trimestre, após lucro de 46 milhões na mesma etapa do ano anterior.

A geração de caixa ajustada da incorporação foi de 24,8 milhões de reais, versus consumo de 139,7 milhões um ano antes.

"Já tinha bastante tempo que a gente não tinha esse indicador para um primeiro trimestre nessa magnitude", afirmou o diretor financeiro do grupo, Ricardo Paixão, à Reuters.

A dívida líquida sobre Ebitda da construtora no Brasil neste segmento ficou em 3,2 vezes no trimestre encerrado em março, de 8,7 vezes um ano antes e 4,8 vezes no fim de dezembro.

Paixão afirmou que apesar da geração de caixa no período, o primeiro trimestre consumiu mais caixa do que o que será "o normal" para a empresa daqui para frente.

"A gente teve 100 milhões de reais no primeiro trimestre a mais do que a gente vai ter de pagamento de terrenos nos trimestres daqui para frente, isso também ajuda esperarmos uma melhora da geração de caixa."

Com relação às fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias, o executivo informou que as obras na região estão paradas, mas que as operações da MRV no Estado representam apenas 3,5% da operação total, o que não deve ter grande impacto sobre a performance financeira da companhia.

"Isso para a gente agora é totalmente secundário", disse Paixão. "Nossa grande preocupação agora é em ajudar a população e ajudar nossos funcionários que estão lá."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações