MRV&Co tem alta de lançamentos e vendas no 3º tri, mas divisão principal recua

Reuters

Publicado 18.10.2021 18:16

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A MRV&Co (SA:MRVE3) teve alta de lançamentos e vendas no terceiro trimestre, uma vez que os desempenhos de seu negócio de gestão de empreendimentos e da unidade AHS nos Estados Unidos compensaram o recuo na sua divisão principal de construção de prédios de apartamentos no Brasil.

A companhia anunciou nesta segunda-feira que o volume de lançamentos do conglomerado imobiliários de julho a setembro somou 2,08 bilhões de reais, alta de 0,5% sobre um ano antes.

Considerando apenas o resultado da divisão principal MRV, a companhia apurou queda de 10,2%, a 1,65 bilhão de reais. No entanto, os lançamentos da unidade gestão de empreendimentos Luggo, de 390 milhões de reais, compensaram a queda no total.

"Com isso, a companhia pôde ser mais seletiva nos lançamentos e aguardar o anúncio das alterações do programa Casa Verde e Amarela para lançar determinados produtos que se beneficiariam dessas mudanças", afirmou a empresa em prévia operacional se referindo ao programa federal de habitação.

Já as vendas totais no trimestre somaram 2,014 bilhões de reais no trimestre, alta de 2,4% ano a ano, com impulso da AHS, unidade dos Estados Unidos, cujas vendas dispararam 70,4%.

Considerando apenas a unidade principal MRV, as vendas caíram 30,8%, para 1,354 bilhão de reais, em linha com o desempenho mais fraco do setor já reportado por outras empresas que divulgaram seus dados operacionais do terceiro trimestre, como Cyrela (SA:CYRE3) e Eztec (SA:EZTC3).

"Nossa decisão de fazer uma maior diversificação geográfica e de negócios está se pagando", disse à Reuters o co-presidente da MRV Rafael Menin.

O executivo afirmou que a companhia deve ter as margens pressionadas no Brasil por alguns meses, dados os altos preços de matérias-primas, o que não está sendo repassado de imediato aos clientes. Mas estimou que não vê pressão adicional de custo nos próximos trimestres.

Para a divisão AHS, a perspectiva da MRV é de poder registrar as receitas de quatro empreendimentos, que correspondem a 184 milhões de dólares em valor geral de vendas (VGV) neste quarto trimestre e no primeiro quarto de 2022.

Segundo Menin, a empresa seguirá expandindo seus negócios para clientes de média renda e nos EUA, até ter uma composição de receita mais diversificada.

"Daqui a 5 anos, 50% da receita estará fora do Brasil", disse ele.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações