Mudança de controle pode livrar Renova Energia de ser vetada em leilões, diz Aneel

Reuters

Publicado 24.10.2017 12:43

Mudança de controle pode livrar Renova Energia de ser vetada em leilões, diz Aneel

SÃO PAULO (Reuters) - A Renova Energia (SA:RNEW11), controlada por Cemig (SA:CMIG4) e Light (SA:LIGT3), está proibida de disputar leilões do governo federal para a contratação de novas usinas de energia por um ano, após atrasos na implementação de seus projetos, mas a punição pode ser suspensa se a empresa mudar de controlador, disseram diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira.

A sinalização do órgão regulador vem em um momento em que a canadense Brookfield (TO:BAMa) negocia a aquisição do controle da Renova, em meio a uma crise financeira da companhia de energia renovável, que chegou a paralisar as obras de um parque eólico devido à falta de recursos.

"Podemos incorporar uma ideia de, na hipótese de haver transferência do controle da Renova como um todo, essa sanção... ser suspensa, ou então descontinuada", disse o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, ao analisar o caso da empresa.

A visão dele foi seguida pelos diretores do regulador.

"Se não (acatássemos o pleito), poderíamos impedir um possível negócio", disse o diretor José Jurhosa, relator do processo sobre a Renova na agência.

A discussão sobre a penalidade aconteceu em reunião de diretoria da Aneel nesta terça, devido a atrasos na entrega pela Renova de uma série de usinas eólicas do complexo Umburanas.

A Renova chegou a um acordo para transferir a maior parte das usinas para a francesa Engie, que assumirá a responsabilidade pela construção e operação, mas alguns dos parques que não serão transferidos devem ter os contratos revogados. [nL2N1LA0FC]

Antes, um representante da Renova, Tiago Leite Ferreira, foi à tribuna durante a reunião de diretoria da Aneel para pedir um tratamento diferenciado no caso da companhia.

"A questão de participação em leilão, nesse caso específico, para a Renova, tem um valor importante, porque obviamente os senhores estão acompanhando pela mídia, a companhia passa por um processo de mudança de controle societário. A Brookfield está analisando a companhia", disse ele.

Segundo Ferreira, um dos pressupostos da Brookfield para fechar a aquisição da Renova seria a possibilidade de utilizar a companhia como um veículo para crescer no setor de energia renovável do Brasil, o que incluiria a participação em leilões de novas usinas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O governo já agendou leilões de novas usinas em dezembro deste ano, o A-4 e o A-6, que contratarão empreendimentos para início de operação a partir de 2021 e 2023.

(Por Luciano Costa, de São Paulo)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações