Mudança, liberdade, ordem: sonhos dos chilenos são diferentes às vésperas de eleição

Reuters

Publicado 18.12.2021 15:24

Por Natalia A. Ramos Miranda

SANTIAGO (Reuters) - Os eleitores chilenos estão divididos sobre o que querem para o futuro, às vésperas de uma histórica eleição presidencial no domingo entre dois candidatos polarizados - um que oferece mudanças sociais e outro que promete lei e ordem.

A eleição colocará frente a frente o ultra-conservador José Antonio Kast e Gabriel Boric, após as campanhas terminarem esta semana, quando eles tentaram ganhar o voto dos moderados que pode fazer a diferença em uma disputa apertada.

"O que está em jogo agora é a própria democracia do Chile", afirmou a dona de casa Julia Acevedo, 80, que compareceu ao encerramento da campanha de Boric na capital. "O país precisa de mudança e ele, que é jovem, pode fazer a diferença."

Apoiadores de Kast, por outro lado, querem estabilidade. Eles dizem que Boric - que critica o modelo econômico liberal do Chile por alimentar a desigualdade - vai desfazer décadas de crescimento e estabilidade.

"O Chile precisa de estabilidade, ordem e segurança", disse Angela Marambio, 53, que afirmou ter apoiado um candidato de centro-direita no primeiro turno, em novembro, mas que mudará seu voto para Kast no segundo turno.

LINHA DA POBREZA

Apesar de ser adovgado, Kast defendeu o legado econômico do ditador Augusto Pinochet, cujo sangrento regime militar entre 1973 e 1990 depôs Salvador Allende em um golpe e estabeleceu o modelo econômico do país.

Grandes protestos eclodiram em 2019 contra esse modelo, que muitos veem como o motivo para problemas que vão desde as baixas aposentadorias privadas e preços altos na saúde e educação.

Cristian Morales, 51, autoridade pública de Punta Arenas, no sul do Chile, região natal de Boric, disse que o candidato de esquerda poderia finalmente mudar as coisas.

“Não acredito que ele conseguirá fazer todas as mudanças que são necessárias, mas irá acelerar o processo”, afirmou Morales, citando planos para gastos com aposentadorias e educação.

Boric, que fez seu nome liderando manifestações estudantis por uma educação de melhor qualidade, buscou canalizar a energia e cobranças por mudança que resultaram nos protestos de 2019 no Chile.

Os apoiadores de Boric dizem que ele defenderá assuntos como os direitos das mulheres ao aborto - permitido atualmente apenas em algumas circunstâncias - e respeitará a diversidade sexual, sob os holofotes após o país aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo este mês.

Kast critica tanto o aborto quanto o casamento gay.

"Tenho medo de Kast", disse Andrea Ramírez, administradora pública de 26 anos. "Ele me preocupa em relação ao meio-ambiente, ao papel do Estado, à aposentadoria dos chilenos. E que direitos as mulheres terão?"

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações