Musk tenta acordo com startup de chip cerebral Synchron, dizem fontes

Reuters

Publicado 19.08.2022 19:11

Por Rachael Levy

WASHINGTON (Reuters) - Elon Musk abordou a desenvolvedora de implante de chip cerebral Synchron sobre um potencial investimento, já que sua própria empresa no setor, Neuralink, tenta recuperar o atraso na corrida para conectar o cérebro humano diretamente às máquinas, disseram quatro fontes familiarizadas com o assunto.

Musk procurou o fundador e presidente-executivo da Synchron, Thomas Oxley, nas últimas semanas para discutir um possível acordo, disseram as fontes. Não está claro se alguma transação envolveria um vínculo ou colaboração entre a Synchron e a Neuralink.

A Synchron, que tem sede em Nova York, está à frente da Neuralink no processo de obter autorização regulatória para seus dispositivos, disseram as fontes. A empresa ainda não decidiu se aceitará um investimento e nenhum acordo é certo, acrescentaram as fontes.

Representantes de Musk e da Neuralink não comentaram o assunto. Um porta-voz da Synchron não se manifestou.

A abordagem do bilionário ocorre depois que Musk, que também é presidente da fabricante de carros elétricos Tesla (NASDAQ:TSLA) (BVMF:TSLA34)e da empresa de foguetes espaciais SpaceX, expressou frustração aos funcionários da Neuralink por um aparente progresso lento no desenvolvimento da tecnologia, disseram quatro funcionários atuais e ex-empregados da empresa. Essa frustração não foi transmitida a Oxley quando Musk o procurou, acrescentaram duas das fontes.

Não está claro onde a Neuralink está no trabalho de pedir autorização da agência de segurança de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA) para início de testes em humanos. Um porta-voz da FDA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Musk disse em uma apresentação pública em 2019 que a Neuralink, que ele lançou em 2016, pretendia receber aprovação regulatória até o final de 2020. Ele então disse em uma conferência do Wall Street Journal no final de 2021 que esperava iniciar testes em humanos este ano.

Fundada em 2016, a Synchron desenvolveu um implante cerebral que não exige cortes no crânio para instalá-lo, ao contrário do produto da Neuralink. O objetivo é ajudar pacientes paralisados ​​a operar dispositivos digitais apenas com a mente.

A Synchron ultrapassou um marco importante no mês passado ao implantar seu dispositivo em um paciente nos EUA pela primeira vez. A empresa recebeu autorização da FDA para testes em humanos em 2021 e concluiu estudos em quatro pacientes na Austrália.

A Synchron tem cerca de 60 funcionários e levantou cerca de 65 milhões de dólares até agora de investidores, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Pitchbook.

A Neuralink é maior, com 300 funcionários divididos entre São Francisco e Austin, no Texas. Até agora, a empresa levantou 363 milhões de dólares de investidores, de acordo com o Pitchbook.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Apenas dois dos oito fundadores da Neuralink permaneceram na empresa - Musk e o engenheiro de implantes Dongjin "DJ" Seo, que tem um papel de liderança. Max Hodak, que deixou o cargo de presidente da Neuralink no ano passado, agora é um investidor na Synchron.

Musk abordou os concorrentes da Neuralink no passado. Em 2020, ele manteve discussões com a empresa de tecnologia cerebral Paradromics, de acordo com três fontes familiarizadas com o assunto. Musk posteriormente abandonou essas negociações, acrescentaram duas dessas fontes.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações