Nasdaq fecha em máxima recorde com início de temporada de compras de fim de ano

Reuters

Publicado 27.11.2020 15:10

Atualizado 27.11.2020 15:40

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados em Wall Street avançaram e o Nasdaq fechou em máxima recorde nesta sexta-feira, em uma semana encurtada por um feriado, com varejistas dando início à temporada de compras de fim de ano em meio a hospitalizações recordes por Covid-19.

O Nasdaq teve desempenho superior, já que investidores preferiram ações relacionadas a tecnologia e de líderes de mercado, que tiveram um bom desempenho durante a pandemia, enquanto papéis cíclicos --economicamente sensíveis-- pesaram sobre o mercado geral.

Todos os três índices acumularam altas na semana, na qual o S&P 500 atingiu uma nova máxima de fechamento e o Dow Jones terminou acima de 30 mil pontos pela primeira vez.

"É uma sessão mais curta e o volume é leve, então a única conclusão é que o rali não está vacilando por enquanto", disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities, em Nova York.

"É um bom presságio para o próximo mês", acrescentou Cardillo. "Veremos um rali de Natal? Provavelmente. Será tão robusto quanto novembro? É um grande ponto de interrogação."

Os varejistas abriram suas portas para os compradores da Black Friday, com práticas de distanciamento social e outras medidas postas em prática para mitigar os riscos de infecção, e ofereceram descontos elevados.

"A Black Friday perdeu um pouco do brilho --o tráfego diminuiu devido à pandemia--, mas a boa notícia é que as vendas de comércio eletrônico atingiram um novo recorde", disse Cardillo. "Isso é encorajador."

No mais recente progresso no caminho ao desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19, o Reino Unido deu sinal verde à farmacêutica AstraZeneca depois que os especialistas levantaram questões sobre os dados do teste da vacina.