Ação da Natura avança 6% com chance de venda da rede The Body Shop

Reuters

Publicado 28.08.2023 08:44

Atualizado 28.08.2023 13:05

SÃO PAULO (Reuters) -As ações da Natura&Co (BVMF:NTCO3) dispararam mais de 6% nesta segunda-feira, após a fabricante de cosméticos anunciar que avalia "alternativas estratégicas" para a rede de lojas The Body Shop (TBS), incluindo uma potencial venda.

Na máxima, os papéis chegaram a 16,26 reais (+6,41%), mas reduziam o fôlego e era negociados a 15,55 reais na bolsa paulista nesta começo de tarde, em alta de 1,77%. O Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, tinha alta de 0,5%.

O anúncio da companhia ocorre menos de seis meses após acertar a venda da marca Aesop à francesa L'Oreal (EPA:OREP) por 2,5 bilhões de dólares e ocorre enquanto a empresa foca na integração das marcas Natura e Avon na América Latina.

Para analistas do JPMorgan (NYSE:JPM), dado o que houve com a Aesop e o foco na América Latina, uma venda parece ser o cenário mais provável e permitiria que a Natura se concentrasse em seu principal negócio de venda direta e na integração da Avon.

No caso da Aesop, foram cerca de seis meses entre a divulgação dos estudos de um movimento estratégico - outubro de 2022 - até o anúncio da venda da Aesop - abril de 2023.

Joseph Giordano e a equipe do banco norte-americano estimam em 2,5 bilhões de reais o valor justo aproximado da TBS, equivalente a aproximadamente 12% do valor de mercado da Natura&Co.

Eles também avaliam que essa eventual venda poderia desencadear potenciais dividendos extraordinários, especialmente no contexto em que a empresa deverá manter-se numa posição de caixa líquido após a venda da Aesop.

A TBS - comprada da L'Oreal em 2017 em negócio estimado em 1 bilhão de euros - registrou no segundo trimestre queda de 12,5% no faturamento em câmbio constante ante o mesmo período de 2022, a 800,3 milhões de reais.

"Dado o foco atual da Natura&Co em simplificar sua estrutura e melhorar sua estrutura de capital, acreditamos que uma potencial venda da The Body Shop seria positiva para a Natura& Co", reforçaram analistas do Itaú BBA.