Índices de Wall Street fecham ano empilhando recordes de ganhos

Reuters

Publicado 31.12.2021 18:32

Por Stephen Culp e Echo Wang

NOVA YORK (Reuters) - Wall Street fechou perto de máximas recordes nesta sexta-feira, o último dia de negociações de 2021, marcando o segundo ano de recuperação de uma pandemia global.

Na sessão, o índice Dow Jones caiu 0,16%, a 36.338 pontos, o S&P 500 perdeu 0,26%, para 4.766,18 pontos, e o Nasdaq recuou 0,61%, a 15.644,97 pontos.

Mas o S&P 500 ganhou 27% em 2020. Até quinta-feira, o índice de referência registrou 70 fechamentos recordes, ou o segundo maior de todos os tempos.

O Dow somou 18,73% no ano e o Nasdaq ganhou 21,4%.

Todos os três principais índices de ações dos EUA obtiveram ganhos mensais, trimestrais e anuais, registrando seu maior avanço de três anos desde 1999.

O ano foi marcado pelo advento das "ações meme", novas variantes da Covid-19 , escassez de mão de obra, estímulo fiscal, cadeias de suprimentos prejudicadas, demanda crescente e picos de preços.

"Em um mar de incertezas e preços mais altos, você deve estar extremamente impressionado com o quão ágil e adaptável a América corporativa foi para apresentar um crescimento de lucros de 45% em um ano muito difícil", afirmou disse Ryan Detrick, estrategista-chefe da LPL Financial na Carolina do Norte.

Os lucros das empresas S&P 500 superaram as estimativas dos analistas para entregar um crescimento ano a ano nos primeiros três trimestres do ano de 52,8%, 96,3% e 42,6%, respectivamente, de acordo com a Refinitiv, que atualmente vê o quarto trimestre crescimento anual do lucro de 22,3%.

Energia, imobiliário e microchips, setores associados à recuperação econômica e à demanda crescente, estiveram entre os de melhor desempenho de 2021. Ações de tecnologia, que tiveram desempenho superior ao do mercado mais amplo no primeiro ano da crise de saúde global, ficaram para trás à medida que a economia se reabriu lentamente e as vacinas foram implantadas.

O aumento constante dos rendimentos do Tesouro - junto com uma recente mudança hawkish do Federal Reserve, que agora prevê até três aumentos de taxas no próximo ano - apoiaram as finanças sensíveis às taxas de juros.

A pandemia Covid-19, que estourou no início de 2020 e provocou a contração econômica abrupta da história, continua a persistir, pressionando as ações ligadas a viagens. Mas os dados iniciais sugerem que a variante Omicron, que causou um aumento abrupto nas infecções globais, é menos virulenta do que seus predecessores e os dados econômicos estão sugerindo cada vez mais um retorno ao normal.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações