No mercado de juros, taxas de DI operam em queda firme com PCE e Campos Neto

Estadão Conteúdo

Publicado 26.04.2024 08:38

Atualizado 26.04.2024 12:10

No mercado de juros, taxas de DI operam em queda firme com PCE e Campos Neto

As taxas de juros negociadas no mercado futuro operam em alta firme na manhã desta sexta-feira, 26, refletindo uma conjunção de fatores. No exterior, a inflação dos Estados Unidos, de 0,3%, pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) veio dentro do esperado, embora ainda forte, promovendo leve aceleração da queda dos juros dos Treasuries.

Na avaliação de analistas, a reação dos mercados foi comedida porque ontem houve avanço significativo das taxas em resposta ao resultado trimestral do índice, o preferido do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Por aqui, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) de abril (0,21%) abaixo da mediana das estimativas (0,29%) contribui para os ajustes. Eduardo Velho, estrategista-chefe da JF Trust, cita a fala "dovish" de Roberto Campos Neto agora pela manhã, com a percepção do mercado de que neste momento ele não se preocupa com a inflação de curto prazo, mas principalmente com a convergência das estimativas para as metas de 2025 e 2026. O profissional ainda cita avanços pontuais do governo no campo fiscal, que desde ontem favoreceram algum alívio na curva de juros.

Uma evidência do efeito da fala de Campos Neto, segundo Eduardo Velho, é a queda mais forte na ponta curta da curva de juros.

Às 11h28, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2025 tinha taxa de 10,215%, contra 10,328% do ajuste de ontem. O DI para janeiro de 2026 projetava 10,44%, na mínima do dia, ante 10,616% do ajuste de ontem. A taxa do DI para janeiro de 2027 estava em 10,78%, de 10,957%. E a taxa de janeiro de 2029 era de 11,32%, de 11,44%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações