Nos EUA, FTC confirma acordo com ExxonMobil para impedir nomeação de CEO da Pioneer a conselho

Estadão Conteúdo

Publicado 02.05.2024 10:25

Atualizado 02.05.2024 13:40

Nos EUA, FTC confirma acordo com ExxonMobil para impedir nomeação de CEO da Pioneer a conselho

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) confirmou nesta quinta-feira, 2, que firmou um acordo com a ExxonMobil (NYSE:XOM) para impedir que o CEO da Pioneer Natural Resources (NYSE:PXD), Scott Sheffield, ganhe um cargo no conselho de diretores, após as empresas completarem o processo de fusão. Em comunicado, o órgão regulador afirmou que o objetivo é limitar a possibilidade de coordenação dos mercados de petróleo e iniciativas com potencial de aumentar os preços da commodity e seus derivados, atividade que alega já ter sido realizada por Sheffield no passado.

Uma investigação mostrou que o CEO da Pioneer tentou alinhar a produção de petróleo no Texas e no Novo México com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), por meio de comunicados públicos, mensagens de texto, reuniões presenciais, conversas no Whatsapp, entre outros.

Em uma das mensagens, Sheffield diz esperar que "se o Texas liderar o caminho" dos cortes na produção, outros países da Opep poderiam segui-lo, como Arábia Saudita e Rússia.

Além de evitar o controle nos preços do petróleo, a FTC afirma que uma eventual nomeação Sheffield para o conselho também seria anticompetitiva, considerando que ele atua no conselho da The Williams Companies, concorrente da Exxon no setor de gás natural.

O acordo proíbe a Exxon de nomear qualquer funcionário ou diretor da Pioneer ao conselho de diretores por um período de cinco anos e exige que a petrolífera reporte obrigatoriamente as atividades da diretoria, dentro da legislação antitruste, por um período de dez anos.

A FTC afirmou ainda que esse acordo resolve as preocupações antitruste sobre a aquisição da Pioneer pela Exxon, cujo valor totaliza US$ 64,5 bilhões, e permite que as empresas continuem com a fusão.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações