Nubank supera projeção de lucro no 3º tri com salto na receita; ações disparam

Reuters

Publicado 14.11.2022 18:09

Atualizado 14.11.2022 19:50

SÃO PAULO (Reuters) -O Nubank (BVMF:NUBR33) superou as previsões de lucro no terceiro trimestre, uma vez que ampliou as base de clientes e de receitas, enquanto as despesas ficaram estáveis.

O maior banco digital da América Latina anunciou nesta segunda-feira que seu lucro líquido ajustado de julho a setembro somou 63,1 milhões de dólares, ante prejuízo de 1,3 milhão de dólares na mesma etapa de 2021.

O número também veio acima da previsão média de analistas consultados pela Refinitiv, de 27,56 milhões de dólares.

As ações do Nubank disparavam 13,3% no pós-mercado em Nova York, a 4,93 dólares cada.

A margem de lucro bruto do Nubank foi de 33%, após quatro trimestres de compressão.

A última linha do resultado foi beneficiada pela expansão continua da base de clientes, que fechou setembro em 70,4 milhões, somando Brasil, México e Colômbia, crescimento de 46% em 12 meses. Isso ajudou as receitas do banco darem um salto de 171% ano a ano, para 1,3 bilhão de dólares. A receita média por cliente ativo aumentou 61% no comparativo anual, para 7,9 dólares.

Apesar dessa expansão, o custo médio mensal de atendimento por cliente ativo foi em 0,80 dólar cada, estável ante o segundo trimestre.

Os números do Nubank chegam na esteira de resultados mistos dos grandes bancos de varejo do país, uma vez que o cenário macroeconômico no Brasil provocou forte aumento das despesas com provisões para perdas esperadas com calotes, especialmente para Bradesco (BVMF:BBDC4) e Santander Brasil (BVMF:SANB11), que frustraram expectativas do mercado, enquanto Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) e Banco do Brasil (BVMF:BBAS3) agradaram.

Segundo o fundador e presidente-executivo do Nubank, David Vélez, o modelo de negócios do banco, em que seus produtos geram muita informação, facilita a percepção do cenário prospectivo, "ajudando a decidir se a gente acelera ou não".

A carteira de crédito do Nubank fechou setembro em 9,7 bilhões de dólares, um aumento de 83% em 12 meses.

Assim como seus rivais, o Nubank também viu uma deterioração de sua carteira, com o índice de inadimplência acima de 90 dias evoluindo de 4,1% no segundo trimestre para 4,7% entre junho e setembro. A carteira de crédito do Nubank é comparativamente mais arriscada, dada sua concentração em linhas de maior risco, como cartão de crédito e crédito pessoal.

Vélez disse que parte do aumento da inadimplência refletiu a concessão mais lenta de novos empréstimos, o que reduziu o denominador.

"Estamos conseguindo precificar o aumento de inadimplência adequadamente", disse o diretor financeiro do Nubank, Guilherme Lago. "Mesmo dobrando inadimplência, nossa carteira ainda seria rentável", acrescentou.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Por Aluísio Alves; reportagem adicional de Manya Saini, em Bengaluru; Edição de André Romani)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações