Nvidia salta na bolsa após resultado acima do esperado

Reuters

Publicado 24.08.2023 09:07

(Reuters) - As ações da Nvidia nos Estados Unidos saltaram 8,5% nas negociações pré-mercado nesta quinta-feira, impulsionando um rali no setor de tecnologia em todo o mundo, depois que a empresa previu receita trimestral acima do esperado e anunciou recompra de 25 bilhões de dólares.

Os resultados, divulgados na noite de quarta-feira, foram impulsionados por um boom na demanda pelos chips da empresa, que são usados em aplicações de inteligência artificial (IA) e têm impulsionado a companhia na posição de primeira empresa de microprocessadores do mundo com valor de mercado de 1 trilhão de dólares.

A companhia divulgou na noite da véspera receita ajustada para o segundo trimestre de 13,51 bilhões de dólares ante estimativas do mercado de faturamento de 11,22 bilhões. O lucro ajustado por ação foi de 2,70 dólares, ante previsões de 2,09, segundo dados da Refinitiv.

A empresa previu receita de terceiro trimestre de cerca de 16 bilhões de dólares, com uma variação de mais ou menos 2%. Analistas esperavam por 12,61 bilhões de dólares de estimativa de faturamento da Nvidia para o período, segundo dados da Refinitiv.

As ações da Nvidia subiram para 510,14 dólares no pré-mercado, ultrapassando o recorde de 481,87 atingido no início desta semana. O valor da companhia triplicou este ano.

"Os pessimistas argumentarão que, em algum momento, a avaliação começará a parecer  demais. Mas felizmente para a Nvidia, uma olhada rápida sugere que não há muitos pessimistas por perto", disse Sophie Lund-Yates, analista da Hargreaves (LON:HRGV) Lansdown.

Mais de 20 corretoras aumentaram o preço-alvo da Nvidia após o resultado, de acordo com dados da Refinitiv, sendo a Elazar Advisors a mais otimista, prevendo 1.600 dólares. Isso representa outro aumento de três vezes no valor da ação da Nvidia em relação aos níveis atuais.

O preço-alvo médio dos analistas para a ação, entretanto, é de 600 dólares, sendo que a meta da Rosenblatt Securities, de 1.100, é a única outra acima de 1.000 dólares, de acordo com dados da Refinitiv.

A Nvidia tem sido a maior beneficiária da ascensão do ChatGPT e de outros aplicativos de IA generativa, praticamente todos operando com base em seus processadores.

A Nvidia está sendo negociada a cerca de 39 vezes o lucro projetado para os próximos 12 meses, em comparação com um múltiplo de 80 em maio, quando previa um crescimento de receita de mais de 50%, mostram dados da Refinitiv.

"Todo mundo está procurando maneiras de jogar com IA que não sejam tão caras quanto a Nvidia, dada a corrida deste ano. No entanto, em nossa opinião, a própria Nvidia, continua sendo a melhor maneira de conseguir isso", disseram os analistas da Bernstein, liderados por Stacy Rasgon.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os resultados também estão mantendo viva a recuperação de Wall Street, com os futuros que acompanham o Nasdaq 100 subindo mais de 1%, enquanto os futuros do S&P 500  avançando 0,7%.

As ações de empresas de chips relacionados à IA, incluindo AMD, Micron Technology, Broadcom e Marvell Technology subiram entre 2,8% e 5,4% no pré-mercado.

Em outros mercados, as ações da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC), que é fornecedora da Nvidia, subiram 2,2%.

As empresas européias de chips também subiram, com a ASM International, BE Semiconductor e Aixtron ganhando quase 2% cada. O índice tecnológico da Europa subiu 1,1%.