O que impede as ações de frigoríficos de subirem mais no curto prazo

Money Times

Publicado 09.01.2020 19:13

Atualizado 10.01.2020 08:32

Money Times - Apesar das boas perspectivas para o setor frigorífico, o {{0|BB Investimentos}} recomenda cautela no curto prazo. Segundo a gestora, há dois fatores, basicamente, que restringem a alta dessas empresas na bolsa, por ora – um interno e um externo.

Em relação ao Brasil, o problema apontado pelo BB Investimentos é o já tradicional sufoco financeiro do início do ano. Isto porque, grandes despesas concentram-se no primeiro trimestre, como o pagamento de impostos (IPVA, Imposto de Renda) e despesas com material escolar.

A situação leva a um “poder de compra sazonalmente menor no Brasil nos primeiros meses do ano”.

No exterior, a pressão vem da China. A gestora aponta a “aparente normalização dos estoques de carne” do país, bem como à pacificação das suas relações com os EUA, por meio do acordo comercial que tenta encerrar as hostilidades entre ambos.

“Em dezembro, a China anunciou seu objetivo de suspender os impostos de certos volumes de soja e carne suína dos EUA, o que deve impactar os volumes do Brasil no país asiático. No entanto, embora ainda estejam em nosso radar, as negociações não ganharam força”, afirma o relatório do BB Investimentos.

Irã

Já os recentes entreveros entre os EUA e o Irã, que deixaram o mercado sobressaltado com o risco de uma possível escalada das agressões militares, não preocupam a gestora no momento. Primeiro, porque o peso dos iranianos nas exportações brasileiras de carne bovina já vem caindo.

Segundo, porque, a importância do Irã no consumo de outros tipos de carne do Brasil é ainda menor. “Estamos acompanhando os desdobramentos dos conflitos entre o país e os EUA, mas até agora não vimos nenhuma ação retaliatória que devesse impactar as exportações brasileiras”, informa o relatório.

Veja, a seguir, as estimativas do BB Investimentos para o setor de carne:

Empresa Ticker Preço-alvo Rating
JBS JBSS3 (SA:JBSS3) 33 Outperform
BRF BRFS3 (SA:BRFS3) 45 Outperform
Marfrig (SA:MRFG3) MRFG3 14 Outperform
Minerva (SA:BEEF3) BEEF3 14 Outperform

Por Money Times

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações