Oncoclínicas (ONCO3): JP Morgan rebaixa recomendação para neutra; ações despencam

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 09.05.2024 11:48

Investing.com – O banco JP Morgan decidiu rebaixar a recomendação das ações da Oncoclínicas (BVMF:ONCO3) de overweight, equivalente à compra, para neutra, com preço-alvo de R$7,50, citando ventos contrários para a indústria e pressões futuras no fluxo de caixa, conforme relatório divulgado a clientes e ao mercado nesta quinta-feira, 09.

Às 11h38 (de Brasília), as ações da Oncoclínicas apresentavam queda de 9,87%, a R$5,66.

Pensa em investir em companhias do setor de saúde? Qual pode subir mais? Saiba com o .

De acordo com o analista Joseph Giordan, a revisão na indicação observa tendências operacionais mais brandas estimadas para o ano. “Espera-se que a normalização do setor de planos de saúde ocorra somente no segundo semestre de 2025. Isto deverá prejudicar o capital de giro dos prestadores de serviços, já que melhores condições de recebimento provavelmente só surgirão depois disso, enquanto as negociações de preços deverão permanecer acirradas, limitando a alavancagem operacional de volumes mais elevados”, lamenta o analista.

Neste cenário considerado como desafiador pelo JP Morgan, a companhia teria exposição superior da média a pagadores de qualidade inferior. “Com isso, prevemos uma pressão no capital de giro em torno de contas a receber e maior provisão para devedores duvidosos, com um foco crescente na proteção de sua posição de caixa e liquidez, à medida que é pouco provável que os ventos contrários desapareçam no semestre enquanto este tiver contratado desembolsos de dinheiro em centros e parcerias oncológicos”, completa o analista.

O banco cita ainda a perspectiva de uma piora na alavancagem e piora no faturamento de 10%, Ebitda em 20% e lucro por ação de 40%. “Acreditamos que os resultados do 1T24E devem ser um gatilho para revisões baixistas”, conclui.

h2 Oncoclínicas no InvestingPro/h2

A Oncoclínicas opera com carga de dívida significativa, mas analistas esperam lucro maior neste ano, de acordo com o InvestingPro, plataforma premium do Investing.com. A companhia seria negociada com múltiplo de lucro baixo, segundo as Protips, insights de inteligência artificial (IA) baseados em indicadores fundamentalistas.