Onda vendedora continua inundando mercados com cautela pelo Fed

Bloomberg Línea Brasil

Publicado 24.01.2022 11:19

Atualizado 24.01.2022 11:41

Onda vendedora continua inundando mercados com cautela pelo Fed

A semana inicia com todas as atenções dos mercados globais voltadas para a reunião de política monetária do banco central americano na quarta-feira (26). Com isso, os investidores mantêm o pé no freio, como já era visto na semana passada, e a preferência pela aversão ao risco no início do pregão desta segunda (24).

Economistas do Goldman Sachs (NYSE:GS) (SA:GSGI34) disseram ver um risco de o Federal Reserve apertar a política monetária de forma mais agressiva do que as quatro altas de juros que o banco de Wall Street agora antecipa. O calendário de balanços da semana também está no radar, com nomes fortes como Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34), Boeing (NYSE:BA) (SA:BOEI34), General Electric Company (NYSE:GE), 3M Company (NYSE:MMM) (SA:MMMC34), Deutsche Bank AG (DE:DBKGn) (SA:DBAG34),Microsoft (NASDAQ:MSFT) (SA:MSFT34), Samsung (KS:005930) e Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34).

Na cena doméstica, além de seguir o humor externo, o mercado também digere o Relatório Focus desta manhã, que trouxe um aumento na expectativa de inflação para o ano, dos 5,09% da última semana para 5,15%.

  • Perto das 11h00, o Ibovespa (IBOV) caía 1,18%, a 107.651 pontos
  • Locaweb (SA:LWSA3), Banco Pan (SA:BPAN4) e Méliuz (SA:CASH3)) eram os maiores recuos do índice
  • O dólar subia 0,45%, a R$ 5,498, com a busca global por proteção. Já os vencimentos dos juros recuavam. O DI para janeiro de 2023 caía de 11,875% para 11,855%
  • Nos EUA, o futuro do Dow Jones caía 1,23%, do S&P 500, 1,58%, e do Nasdaq, 1,96%
h2 Contexto/h2

O comitê de mercado aberto do Federal Reserve decide o rumo da política monetária nesta quarta-feira (26), e a expectativa do mercado é de que anuncie um aumento das taxas de juros para março. Isso marca o primeiro aumento em mais de três anos. O Fed também deve passar a reduzir o balanço patrimonial da instituição logo em seguida.

A maioria dos 45 economistas participantes da pesquisa acredita que o Fed usará o encontro dos dias 25 e 26 de janeiro para comunicar um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de referência para combater as pressões inflacionárias. Dois deles esperam um acréscimo mais substancial, de 0,50 ponto, que seria o maior desde 2000.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os economistas, sondados entre 14 e 19 de janeiro, estavam divididos nas apostas entre três e quatro aumentos de juros em 2022, em resposta ao fortalecimento do mercado de trabalho e à maior inflação em quase quatro décadas.

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações