Otimismo com pacote de US$2 tri nos EUA faz Ibovespa retomar os 123 mil pontos

Reuters

Publicado 14.01.2021 18:51

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - Expectativas em torno de um novo pacote de estímulo de 2 trilhões de dólares nos Estados Unidos colocaram investidores de volta à ponta compradora de ações pelo mundo, inclusive na B3 (SA:B3SA3), cujo principal índice recuperou o nível dos 123 mil pontos.

Apoiado no avanço robusto das ações de maior peso da carteira, o Ibovespa avançou 1,27% nesta quinta-feira, aos 123.480,52 pontos. O giro financeiro da sessão somou 30,6 bilhões de reais.

Para profissionais do mercado, tanto a expectativa de anúncio do pacote pelo presidente eleito dos EUA, Joe Biden, quanto as notícias de campanhas de vacinação pelo mundo contra Covid-19 reforçaram apostas de recuperação da economia global, inflando os ativos financeiros.

"A leitura é de que, com essa combinação, o crescimento econômico global já está contratado", disse o sócio e economista da VLG Investimentos, Leonardo Milane.

No caso brasileiro, porém, após o Ibovespa ter experimentado um rali de 33% em pouco mais de dois meses, para novas máximas históricas no início deste mês, as ações brasileiras ficam mais vulneráveis a correções maiores.

A não ser, é claro, que o fluxo siga positivo no curto prazo como tem sido em janeiro. Só nas primeiras sete sessões de janeiro, o ingresso líquido de recursos no mercado à vista da Bovespa já supera 15 bilhões de reais.

h2 DESTAQUES/h2

-DASA (SA:DASA3) deu um salto de 13,7%. A ação tem registrado maior volatilidade desde o anúncio da proposta de fusão entre Hapvida (SA:HAPV3) e Notre Dame Intermédica (SA:GNDI3), na sexta-feira passada.

- BANCO DO BRASIL (SA:BBAS3) caiu 0,24%. O presidente Jair Bolsonaro silenciou nesta quinta-feira sobre a possível demissão do presidente-executivo do banco, André Brandão. O BB declarou pela manhã não ter recebido qualquer comunicação oficial do acionista controlador sobre suposta demissão. Na véspera, a ação já tinha caído 4,94% em meio a notícias sobre o assunto.

LEIA MAIS: Risco político já estava embutido nas ações do BB, dizem analistas

- BRADESCO ganhou 3,1%, com o setor bancário privado sendo um dos principais motores do Ibovespa nesta sessão. ITAÚ UNIBANCO evoluiu 3% e SANTANDER BRASIL teve incremento de 2,8%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- PETROBRAS subiu 1%, na esteira da recuperação dos preços internacionais do petróleo.

VEJA TAMBÉM: Petrobras (SA:PETR4): Temores de preços de combustíveis e greve podem ser exagerados, diz XP

- VALE (SA:VALE3) teve valorização de 1,6%, voltando à rota positiva, após ter sido atingida por realização de lucros nas últimas sessões. O movimento foi seguido por siderúrgicas, com USIMINAS (SA:USIM5) crescendo 1,8% e CSN (SA:CSNA3) com incremento de 3,1% e GERDAU (SA:GGBR4), em alta de 4,2%.

- CYRELA (SA:CYRE3) cresceu 3,5%, com o setor imobiliário sendo destaque positivo na sessão. MRV (SA:MRVE3), que divulga resultados operacionais do quarto trimestre após fechamento do pregão, foi apreciada em 2,4%.

- EMBRAER (SA:EMBR3) subiu 8,5%, liderando ganhos do setor de aviação e turismo. GOL (SA:GOLL4) avançou 4,5%, AZUL teve alta de 7,3% e CVC (SA:CVCB3) se valorizou em 5,5%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações