Pânico na Bolsa: Ibovespa despenca com temor por nova cepa no exterior

Bloomberg Línea Brasil

Publicado 26.11.2021 10:46

Atualizado 26.11.2021 11:10

Pânico na Bolsa: Ibovespa despenca com temor por nova cepa no exterior

O principal índice da Bolsa brasileira opera em forte queda na manhã desta sexta-feira (26), com o pânico no exterior acerca da nova variante do coronavírus encontrada na África do Sul. As incertezas quanto à descoberta da Organização Mundial da Saúde, informada na véspera (25), levam os investidores a preferirem não se comprometer e desfazer posições, o que afeta principalmente os papéis globais ligados à retomada, como os de companhias aéreas. Em dia de Black Friday, nem mesmo as varejistas conseguem amenizar as perdas.

“Se a nova variante atingir a demanda por energia, poderemos ver uma redução nos preços da eletricidade, o que poderia domar as pressões inflacionárias e ajudar bancos centrais a adotarem linha mais ‘dovish’ (de afrouxamento monetário) do que de outra forma no ano que vem”, disse Ipek Ozkardeskaya, analista sênior da Swissquote, em comentários por e-mail. “Os riscos parecem inclinados para baixo antes de vermos uma desaceleração da inflação.”

Perto das 10h35, o Ibovespa caía 3,17% a 102.460 pontos, rondando os menores níveis em um ano

As aéreas eram as maiores baixas percentuais do índice: Azul (AZUL4 (SA:AZUL4)) caía 9,76%, a Gol (GOLL4 (SA:GOLL4)) 11%, e CVC (CVCB3 (SA:CVCB3)), 9,46%. Entre as poucas altas, Rede D'Or (SA:RDOR3) subia tímidos 0,27%

Com a busca por proteção, o dólar subia 0,74%, a R$ 5,611. Já os vencimentos dos DIs recuavam: o juro para janeiro de 2023 caía de 12,095% para 11,925%, e o para janeiro de 2027, de 11,810% para 11,710%

Nos EUA, os futuros do Dow Jones despencavam 2,28%, do S&P 500, 1,69%, e do Nasdaq, 1,01%

h2 Contexto/h2

A nova variante, chamada B.1.1529, carrega um número excepcionalmente alto de mutações, disse François Balloux, diretor do UCL Genetics Institute, em um comunicado publicado pelo Science Media Center. É provável que tenha evoluído durante uma infecção crônica de uma pessoa imunocomprometida, possivelmente em um paciente com HIV/AIDS não tratada, segundo ele.

“É difícil prever o quão transmissível ele pode ser nesta fase”, disse Balloux. “Por enquanto, deve ser monitorado e analisado de perto, mas não há motivo para se preocupar excessivamente, a menos que comece a aumentar sua frequência em um futuro próximo.”

A África do Sul detectou 22 casos da variante, informou o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis, em um comunicado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A BioNTech (NASDAQ:BNTX) começou a estudar a nova variante Covid-19 e espera os primeiros dados de testes de laboratório sobre como ela interage com a vacina dentro de duas semanas. Os dados do laboratório vão esclarecer se a vacina produzida junto com a Pfizer (NYSE:PFE) é eficaz contra a cepa descoberta na África do Sul. O Reino Unido e a União Europeia já estão se movimentando para proibir temporariamente voos e solicitar quarentena a viajantes da região.

-- Com informações de Bloomberg News

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações