Partido de extrema-direita de Portugal promete ação judicial contra restrição a conta no Facebook

Reuters

Publicado 16.04.2024 15:54

Por Patricia Vicente Rua

LISBOA (Reuters) - O Chega, partido de extrema-direita de Portugal, tomará medidas legais contra a decisão da Meta de restringir a conta do Facebook (NASDAQ:META) do partido por dez anos, disse um porta-voz do partido nesta terça-feira.

O Chega se tornou o terceiro maior partido político de Portugal, tendo quadruplicado sua representação parlamentar para 50 parlamentares na eleição antecipada do mês passado, que reforçou a guinada para o populismo de extrema-direita na Europa como um todo.

O partido disse ter sido informado pela Meta que sua conta havia sido restringida por 3.649 dias porque sua atividade "desrespeitou nossos padrões da comunidade".

"Vamos tomar medidas legais contra essa decisão", disse a parlamentar Patricia Carvalho, porta-voz do partido, à Reuters, acrescentando que a Meta não deu oportunidade ao Chega de recorrer por meio da própria plataforma de mídia social.

Ela se recusou a especular sobre o que poderia ter provocado a decisão.

A Meta não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

De acordo com os Padrões da Comunidade do Facebook, as contas podem ser restringidas quando há um histórico de violações anteriores e/ou o uso de discurso de ódio, incitação à violência ou outras violações de políticas.

No passado, a retórica anti-imigração e anti-ciganos do Chega provocou acusações de discurso discriminatório de todo o espectro político.

"Essa é uma forma inaceitável de censura", escreveu o líder do partido, André Ventura, na plataforma de mídia social X, conclamando os apoiadores do Chega a mostrar sua indignação ao Meta.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações