Pátria compra rede baiana Atakarejo e tem plano para triplicar operação

Reuters

Publicado 03.10.2023 19:02

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de investimentos Pátria anunciou nesta terça-feira a compra do controle da rede baiana Atakarejo, com plano de triplicar o tamanho do negócio em cerca de cinco anos, disseram executivos da companhia à Reuters.

O valor da operação não foi oficialmente divulgado.

A rede, que atua principalmente no comércio de alimentos e bebidas, tem 28 lojas na Bahia, e registrou receita líquida de vendas de 3,2 bilhões de reais em 2022, alta de cerca de 24% ante o ano anterior.

O Pátria adquiriu uma participação "um pouco acima" de 51% na rede, e o fundador do Atakarejo, Teobaldo Costa, e seu filho continuam com uma participação "relevante", disse à Reuters Luiz Cruz, sócio e líder de novos investimentos em private equity do Pátria no Brasil.

O executivo afirmou que, na visão do Pátria, o formato de atacarejo têm condições e tendências para continuar crescendo nos próximos anos. Como o nome indica, o segmento engloba redes de lojas que misturam o modelo de atacado e de varejo, e tem como principais nomes no país o Atacadão, do Carrefour (BVMF:CRFB3) Brasil, e o Assaí (BVMF:ASAI3).

"Entendemos que o Atakarejo é uma plataforma bastante posicionada para consolidar a liderança que já tem no segmento na Bahia e, através do plano sólido de crescimento, expandir e ter um crescimento importante nos próximos anos", disse Cruz.

O plano é abrir em torno de 50 lojas em cerca de cinco anos, incluindo em Estados vizinhos da Bahia, o que praticamente triplicaria o tamanho do Atakarejo, disse Marcos Ambrosano, sócio do Pátria na área de varejo.

O investimento do Pátria no Atakarejo é majoritariamente primário, ou seja, via compra de novas ações, e esses recursos injetados na companhia serão utilizados para expansão e redução de sua alavancagem financeira, segundo os executivos.

"A gente observa que o setor do varejo alimentar no Brasil tem dois formatos vencedores: um é o atacarejo e o outro é o supermercado. Não por outra razão que acabamos investindo nesses dois formatos", disse Ambrosano. Para ele, o atacarejo apresenta características que dão ao segmento certa resiliência frente à situação econômica do país, como a prática de preços mais baixos e custos menores.

A aquisição é mais uma do Pátria, listado nos Estados Unidos, no setor de varejo. A empresa tem um fundo especializado com uma estratégia de consolidação do setor e foco em supermercados regionais, tendo adquirido nos últimos anos participações em marcas como Superpão, da região Sul, e Boa e Avenida, ambas do Sudeste.

O controle do Atakarejo, segundo Cruz, ficará em um outro fundo, voltado para o formato, mas que, por ora, só contém a fatia na rede baiana.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Pátria tem participação em ativos que vão desde concessão de rodovias ao setor de saúde até rede de academias, com a Smart Fit.

Embora não divulgado oficialmente, o Pipeline, site do jornal Valor Econômico, disse nesta terça-feira que o custo da aquisição do Atakarejo foi de 650 milhões a 700 milhões de reais, citando estimativas de fontes a par do assunto.

O negócio depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações