Pelosi e Mnuchin reduzem diferenças sobre estímulo, diz porta-voz da presidente da Câmara

Reuters

Publicado 19.10.2020 17:37

Atualizado 19.10.2020 19:05

Por Susan Cornwell

WASHINGTON (Reuters) - A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, "continuaram a estreitar suas diferenças" em uma conversa por telefone de 53 minutos nesta segunda-feira sobre um novo pacote de ajuda para enfrentamento ao coronavírus, escreveu o porta-voz de Pelosi, Drew Hammill, no Twitter.

Pelosi espera que até o final da terça-feira haja "clareza" se um projeto de estímulo pode ser aprovado antes das eleições de 3 de novembro, escreveu Hammill. Ele disse que Pelosi e Mnuchin conversarão novamente na terça-feira e que o trabalho da equipe sobre o assunto continuará "24 horas por dia".

No domingo, Pelosi disse que ainda havia divergências com o governo do presidente Donald Trump sobre um amplo pacote de alívio ao coronavírus, mas que ela estava otimista de que o projeto poderia ser aprovado antes do dia das eleições. No entanto, ela ponderou que um acordo teria de ser alcançado até o fim da terça-feira para que isso ocorresse.

A Casa Branca propôs um estímulo de 1,8 trilhão de dólares para auxiliar os norte-americanos que enfrentam os estragos econômicos da pandemia do coronavírus. Pelosi diz que a oferta ficou aquém em uma série de temas, incluindo créditos fiscais para pessoas pobres, ajuda aos governos estaduais e locais, proteção ao trabalhador e auxílio-aluguel. Ela manteve sua demanda por um pacote de alívio e estímulo de 2,2 trilhões de dólares.

O Congresso aprovou meses atrás 3 trilhões de dólares em programas de alívio ao coronavírus, e muitos dos republicanos que controlam o Senado relutam em endossar outro expressivo projeto de lei para enfrentamento à Covid-19.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, disse que o Senado votaria na quarta-feira uma proposta de 500 bilhões de dólares para áreas específicas com necessidades.

McConnell afirmou que o Senado também terá uma votação separada na terça-feira sobre uma nova rodada de financiamento do PPP (na sigla em inglês), um popular programa lançado no início da pandemia com apoio bipartidário para fornecer empréstimos a pequenas empresas.