Penetração global de veículos elétricos atinge 14% em abril, com avanço promissor em maio

Investing.com  |  Autor Michael Elkins

Publicado 07.06.2023 11:24

Investing.com - O Barclays (LON:BARC) divulgou seu relatório mensal sobre o mercado de veículos elétricos (VEs), mostrando que a penetração desses automóveis alcançou 14% em abril, levemente acima do registrado do mesmo mês do ano passado, que foi de 13%, mas não chegou a atingir os níveis elevados do quarto trimestre de 2022. No mês de maio, a indústria demonstrou sinais promissores de um aumento substancial na penetração de VEs, indicando uma trajetória positiva.

Embora a participação de mercado da Tesla (NASDAQ:TSLA) permaneça estável, sua força real pode não ser tão grande quanto se poderia esperar pelas reduções de preços. Além disso, o mercado de veículos elétricos dos Estados Unidos está progredindo, mas a cautela demonstrada pela GM (NYSE:GM) e pela Ford (NYSE:F) na expansão da produção pode dificultar uma aceleração mais rápida.

A China mantém a liderança global em penetração de veículos elétricos, com uma taxa de 30,9% em abril, um aumento de 50 pontos-base em relação ao mês anterior. Os Estados Unidos também registraram um crescimento positivo na penetração de VEs em maio, alcançando 8,2%, um avanço de 40 pontos-base. No entanto, apesar da liderança da Europa sobre os EUA em termos de penetração (16,5%), o continente teve uma retração de 240 pb em abril, prejudicando a melhora global na adoção de automóveis elétricos.

A China continua dominando a participação global de veículos elétricos, representando 55% das unidades vendidas neste ano, seguida pela Europa com 25% e os EUA com 12%.

Os analistas do Barclays preveem que as taxas de penetração de veículos elétricos em maio terão um aumento sólido, provavelmente alcançando a faixa de 14,5% a 15% em todo o mundo.

Os dados iniciais dos EUA indicam uma taxa de penetração de VEs de 8,4% em maio, em linha com abril e com a média do ano de 2023 até o momento.

Uma reportagem recente destacou que as entregas das empresas de veículos elétricos da China em maio, como (BYDDF, LI, NIO e XPEV), mostraram uma tendência positiva de modo geral, apesar de notícias de desaceleração da demanda, o que ressalta a robustez do segmento no país.

Em abril, a Tesla registrou uma participação de mercado de veículos elétricos de 17% em todo o mundo, uma considerável queda em relação aos 25% registrados em março. Regionalmente, a Tesla teve uma participação de mercado de veículos elétricos de 61% nos EUA em abril, mantendo-se estável em relação aos meses anteriores. Na Europa e na China, a participação de mercado da Tesla foi de 10,5% e 10,1%, respectivamente.

Tanto a GM quanto a Ford anunciaram planos de aumentar significativamente a produção de veículos elétricos no segundo semestre de 2023, com destaque para a linha Ultium, no caso da GM, e a remodelagem da F-150 Lightning e do Mustang Mach-E, no caso da Ford. No entanto, há uma percepção de que a aceleração da produção de veículos elétricos de montadoras tradicionais lembra a escassez de chips, com atrasos e progresso lento.Com isso, alguns investidores já começam a questionar se essas montadoras decidirão desacelerar a expansão dos veículos elétricos, diante desses desafios.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os analistas observam que a adoção de veículos elétricos nos EUA provavelmente não ocorrerá tão rapidamente quanto inicialmente esperado, devido a obstáculos como interesse do consumidor, infraestrutura de carregamento e desafios de lucratividade.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações