Peru vai multar parceiros da Odebrecht e políticos em escândalo de corrupção

Reuters  |  Autor 

Publicado 10.12.2018 17:31

Peru vai multar parceiros da Odebrecht e políticos em escândalo de corrupção

LIMA (Reuters) - O promotor peruano encarregado de buscar indenizações por danos causados por corrupção disse nesta segunda-feira que pretende multar empresas, políticos e empresários em cerca de 180 milhões de dólares pela participação em esquemas de propina envolvendo a Odebrecht no país.

Em um acordo judicial firmado com as autoridades peruanas no sábado, a Odebrecht aceitou mostrar evidências e pagar 180 milhões de dólares ao Peru por ter subornado autoridades locais, disse o promotor Jorge Ramírez, confirmando uma reportagem exclusiva da Reuters.

Mas Ramírez disse que o que a Odebrecht vai pagar de multa é apenas metade dos cerca de 370 milhões de dólares devidos ao Peru por danos causados pelo pagamento de subornos. "Vou cobrar o resto de ex-parceiros da Odebrecht, bem como de empresários, funcionários de alto escalão do governo, ex-presidentes e ex-ministros envolvidos", disse Ramírez à Reuters em entrevista por telefone.

O anúncio sinaliza que deve haver mais penalidades a empresas e políticos devido ao escândalo de corrupção desencadeada pela Odebrecht no fim de 2016, quando admitiu em um acordo judicial com Brasil, EUA e Suíça que subornou oficiais de governos em umas dúzia de países, incluindo o Peru.