Petrobras analisa "tudo" sobre Braskem, diz CEO

Reuters

Publicado 14.06.2023 13:24

Por Rodrigo Viga Gaier

(Reuters) - O presidente da Petrobras (BVMF:PETR4), Jean Paul Prates, afirmou nesta quarta-feira que a empresa analisa "tudo o que está acontecendo" sobre a eventual venda da fatia da Novonor na petroquímica Braskem (BVMF:BRKM5), na qual a estatal também tem uma participação relevante.

Segundo o presidente da Petrobras, que tem preferência no caso de uma aquisição da participação da Novonor na Braskem, a companhia "tem trabalhado internamente" o tema.

"Nós temos direito de preferência e estamos confortáveis diante dessa posição. Vamos analisar tudo o que está acontecendo, mas não podemos dizer nada nesse caso, justamente porque gera muita especulação", disse Prates a jornalistas antes de um encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

"A gente tem mantido uma posição inerte por enquanto, embora internamente a gente esteja trabalhando", acrescentou ele.

Segundo fato relevante da Braskem nesta quarta-feira, a Petrobras esclareceu que a atuação no setor petroquímico é um dos elementos estratégicos do Plano Estratégico 2024-2028, e que no presente momento está desenvolvendo análises para definição da melhor alternativa de execução de sua estratégia, não havendo qualquer decisão.

No final de semana, a brasileira Unipar (BVMF:UNIP3) anunciou uma proposta à Novonor, antiga Odebrecht, pelo controle ds petroquímica. Financeiramente, a oferta é aparentemente mais vantajosa do que a feita pelos grupos Apollo e Adnoc.

Fontes próximas da Petrobras disseram que o assunto Braskem é tratado com sigilo na petroleira, mas a existência de duas propostas é vista com bons olhos.

"Não sei qual vai ser a decisão da Petrobras, mas ter disputa, e concorrência é um bom sinal", afirmou uma das fontes em condição de anonimato.

Outra fonte na empresa revelou que um investimento em uma participação maior na Braskem poderia estar alinhada à proposta da empresa em reduzir a sua pegada de carbono nos próximos anos.

O novo plano de negócios 2024-2028 da Petrobras deve ser divulgado no final deste ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações