Petrobras avalia aquisição de ativos da Mubalada na Bahia, além de parcerias em refino

Reuters

Publicado 22.12.2023 13:32

Atualizado 22.12.2023 15:15

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) -A Petrobras (BVMF:PETR4) afirmou nesta sexta-feira que avaliará aquisição de participação acionária em ativos de refino e biorrefino da Mubadala Capital na Bahia, assim como parcerias estratégicas no segmento.

O anúncio de sexta-feira reacendeu as especulações sobre a possibilidade de a Petrobras recomprar a refinaria de Mataripe, que vendeu sob gestão anterior à Mubadala em 2021 por 1,65 bilhão de dólares.

Desde que Luiz Inácio Lula da Silva se tornou presidente em janeiro, membros de seu governo sugeriram que a Petrobras recompraria alguns ativos de refino para aumentar sua produção de combustíveis. Um estudo sobre o assunto foi reportado pela Reuters em agosto de 2022, ainda no período eleitoral.

A Mubadala Capital, de Abu Dhabi, controla por meio da Acelen a Refinaria de Mataripe (ex-Rlam), adquirida da Petrobras, e a Acelen Energia Renovável.

A Petrobras não detalhou se as negociações incluíam a recompra total de Mataripe, que responde por mais de 10% da capacidade de refino de petróleo do Brasil.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apoiou a recompra da Mataripe em setembro, enquanto o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, disse no mês passado que era "uma possibilidade".

A informação foi divulgada em nota ao mercado pela Petrobras nesta sexta-feira após a empresa ter recebido comunicação da Mubadala propondo "a formalização de discussões recentes sobre a formação de potencial parceria estratégica para o desenvolvimento do 'downstream' no Brasil".

A iniciativa tem como escopo negócios voltados ao refino tradicional, bem como o desenvolvimento de uma biorrefinaria, ambas na Bahia, segundo a Petrobras.

A estatal disse que a correspondência do grupo de Abu Dhabi traz os principais termos e condições da eventual parceria.

"A proposta ainda será objeto de avaliação interna pela Petrobras", afirmou a empresa, reforçando que eventuais decisões de investimentos deverão passar pelos processos de planejamento e aprovação previstos nas sistemáticas aplicáveis, ficando em linha com seu Plano Estratégico 2024-2028.

A Refinaria de Mataripe, situada em São Francisco do Conde, possui capacidade de processamento de 333 mil barris/dia, e seus ativos incluem quatro terminais de armazenamento e um conjunto de oleodutos que interligam a refinaria e os terminais totalizando 669 quilômetros de extensão, segundo nota da Petrobras.

Já o projeto de biorrefino integrado contempla instalações de produção de diesel renovável e querosene de aviação sustentável a partir de óleo vegetal oriundo de culturas nativas, com operação nos Estados da Bahia e Minas Gerais.

O projeto de biorrefino da Acelen envolve investimentos de 12 bilhões de reais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Com reportagem adicional de Gabriel Araujo; edição Alberto Alerigi Jr. e Letícia Fucuchima)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações