Petrobras diz que deixará setores de biocombustíveis, fertilizantes e GLP

Reuters

Publicado 20.09.2016 09:58

Petrobras diz que deixará setores de biocombustíveis, fertilizantes e GLP

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras (SA:PETR4) afirmou nesta terça-feira que vai sair integralmente das atividades de produção de biocombustíveis, distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (gás de cozinha), produção de fertilizantes e das participações em petroquímica.

O anúncio, que consta do novo Plano de Negócios e Gestão para 2017-2021, foi feito com a companhia buscando focar na sua atividade principal, a produção de petróleo, especialmente no pré-sal, ao mesmo tempo em que anuncia cortes de investimentos.

A Petrobras apontou uma meta de desinvestimentos de 19,5 bilhões de dólares para o biênio de 2017 e 2018, ante 15,1 bilhões projetados em vendas de ativos entre 2015-2016, como parte importante de seu novo plano, divulgado nesta terça-feira.[nL2N1BW0GG]

A estatal tem participação relevante no setor de biocombustíveis.

Além da participação nas sete usinas de cana da Guarani Tereos, Açúcar & Energia Brasil, uma das maiores empresas do setor de cana do país, a Petrobras possui por meio de sua subsidiária Petrobras Biocombustível uma fatia de 49 por cento na Usina Boa Vista, em sociedade com o grupo São Martinho (SA:SMTO3) e uma fatia na Usina Bambuí, em Minas Gerais, em parceria com a Bambuí Bioenergia.

Por meio dessas empresas coligadas, a Petrobras afirma em seu site ter capacidade de produção total estimada de 1,65 bilhão de litros de etanol por ano.

Com as empresas parceiras, a companhia também tem capacidade total de produção é de 821 milhões de litros de biodiesel por ano, com três usinas próprias, em Minas Gerais, na Bahia e no Ceará, além da parceria na empresa BSBIOS, que tem duas unidades, uma no Paraná e a outra no Rio Grande do Sul.

Em parceria com a portuguesa Galp, a companhia detém ainda a Belém Bioenergia Brasil, empresa que deverá produzir óleo a partir da palma (dendê) no Pará para produção de diesel em Portugal.

A empresa disse ainda que, apostando no gás como combustível de transição para o longo prazo, buscará maximizar a geração de valor da cadeia de gás, alinhada à evolução regulatória, garantindo a monetização da produção própria.

(Por Roberto Samora)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações