Petrobras fecha com Petronas venda de campos por US$1,29 bi

Reuters  |  Autor 

Publicado 25.04.2019 20:41

Petrobras fecha com Petronas venda de campos por US$1,29 bi

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras (SA:PETR4) anunciou nesta quinta-feira que fechou acordo de 1,29 bilhão de dólares com a Petronas, da Malásia, para a venda de 50 por cento dos direitos de exploração e produção do campo de Tartaruga Verde (concessão BM-C-36) e do Módulo III do campo de Espadarte.

A negociação, divulgada juntamente com outros dois acordos, incluindo a venda da Transportadora Associada de Gás (TAG) por 8,6 bilhões de dólares anunciada no início do mês, integra o programa de desinvestimentos da Petrobras, que busca reduzir o endividamento.

"Hoje é um dia importante para Petrobras com a assinatura de três transações relevantes. A contínua gestão de portfólio contribui para melhorar a alocação do capital, aumentando consequentemente a geração de valor para os nossos acionistas, além de viabilizar a redução do endividamento e do custo de capital da companhia", disse o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, em nota.

Dessa forma, entre transações de desinvestimentos assinadas e a operação concluída, o valor total de alienação de ativos em 2019 já soma 11,3 bilhões de dólares, segundo a Petrobras.

De acordo com comunicado da estatal brasileira, o valor da transação com a Petronas será pago em duas parcelas: 258,7 milhões de dólares nesta quinta-feira e 1,03 bilhões no fechamento da operação, sem considerar os ajustes devidos.

A Petrobras manterá 50 por cento de participação e a operação dos campos, enquanto a Petronas avança em produção de petróleo no Brasil, onde já atua no segmento de lubrificantes.

O campo de Tartaruga Verde iniciou sua operação em 22 de junho do ano passado e produz atualmente cerca de 103 mil barris por dia de óleo e 1,2 milhão de metros cúbicos/dia de gás.

O Módulo III é uma área do campo de Espadarte a ser desenvolvida de forma integrada com o campo de Tartaruga Verde, com previsão do primeiro óleo em 2021.

OUTROS ACORDOS

A Petrobras também anunciou a cessão de sua participação total em 34 campos de produção terrestres para a empresa Potiguar E&P S.A., subsidiária da Petrorecôncavo.

O valor total da transação é de 384,2 milhões de dólares a serem pagos em três parcelas: 28,8 milhões de dólares pagos nesta quinta-feira; 293,9 milhões de dólares na data de fechamento, sem considerar os ajustes devidos; e 61,5 milhões de dólares como "earn-out" vinculado à aprovação pela reguladora ANP da extensão do prazo contratual de 10 das 34 concessões objeto da transação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A Petrorecôncavo, que apresentou a segunda melhor oferta do processo competitivo, foi selecionada após a desclassificação da empresa 3R Petroleum.

Em março, a Reuters informara com fontes que a Petrorecôncavo havia iniciado negociações com a Petrobras.

A Petrobras disse ainda que assinou, nesta quinta-feira, a alienação de 90 por cento de sua participação na Transportadora Associada de Gás (TAG) para o grupo formado pela elétrica francesa Engie (SA:EGIE3) e pelo fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ). A transação de 8,6 bilhões de dólares já havia sido anunciada.

(Por Roberto Samora)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações