Petrobras pode levantar cerca de US$28 bi com venda de fatia da cessão onerosa, diz ministro

Reuters  |  Autor 

Publicado 27.06.2018 13:32

Petrobras pode levantar cerca de US$28 bi com venda de fatia da cessão onerosa, diz ministro

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras (SA:PETR4) poderá arrecadar cerca de 28 bilhões de dólares caso seja aprovado pelo Congresso um projeto de lei que permite que a estatal venda até 70 por cento dos direitos sobre a chamada cessão onerosa, disse nessa quarta-feira o Ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.

O contrato da cessão onerosa, assinado entre Petrobras e União, em 2010, cedeu à petroleira estatal o direito de explorar até 5 bilhões de barris de óleo equivalente em determinadas áreas do pré-sal da Bacia de Santos.

Em palestra fechada para militares e sem presença de jornalistas, na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, Moreira afirmou em discurso ao qual a Reuters teve acesso que o projeto, que está na Câmara, permite que a Petrobras aumente sua capacidade financeira e alavanque o valor de suas ações.

"O avanço do PL 8939/2017 na Câmara dos Deputados inspira otimismo", afirmou o Ministro. O texto-base do projeto foi aprovado na Câmara na semana passada, mas ainda precisa ter destaques aprovados. Depois disso, precisará passar pelo Senado e por sanção presidencial.

"Uma vez aprovada, a mudança deverá render a Petrobras em torno de 28 bilhões de dólares. Isso aumentará a capacidade financeira da empresa e o valor de suas ações", adicionou Moreira, considerando que a petroleira estatal decida vender a parcela de 70 por cento após a aprovação da lei.

Na véspera, o relator do projeto de lei, deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), disse à Reuters acreditar que a votação deverá ser concluída na Câmara na próxima semana.

O projeto também promete permitir um mega leilão de volumes excedentes aos 5 bilhões de barris e contribuir com uma revisão do acordo da cessão onerosa entre União e Petrobras, prevista desde o início, após as áreas serem declaradas comerciais, o que já ocorreu.

Na época em que o acordo foi feito, a estatal pagou 74,8 bilhões de reais à União, um valor agora que está sendo reavaliado com base em variáveis como preço do petróleo e câmbio.

Contando com a sanção do projeto de lei e a conclusão da renegociação com a Petrobras, o governo já pré-agendou um leilão dos volumes excedentes ao contrato da cessão onerosa para 29 de novembro.

No início do mês, em entrevista à Reuters, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, João Vicente de Carvalho Vieira, afirmou que são pequenas as chances de o governo conseguir chegar a um acordo que viabilize um leilão dos excedentes ainda neste ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Mas Vieira ressaltou que via com bons olhos o projeto de lei.

O governo planeja realizar ainda neste ano mais dois leilões de blocos na camada pré-sal. A 4ª e 5ª rodadas no regime de partilha de produção devem render ao governo 10 bilhões de reais só em bônus arrecadados com as oito áreas a serem ofertadas, caso sejam todas vendidas, segundo Moreira.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações