Pfizer fecha acordo com órgão apoiado pela ONU para vender medicamento contra a Covid sem royalties

Investing.com

Publicado 16.11.2021 09:48

Atualizado 16.11.2021 15:24

Por Dhirendra Tripathi

Investing.com - As ações da Pfizer (NYSE:PFE) caíam 1% por volta das 15h20 (horário de Brasília) de terça-feira, depois que a empresa anunciou a venda de seu medicamento oral contra a Covid-19 em países de baixa e média renda sem ganho de royalties, desde que a OMS mantivesse a pandemia com status de emergência de saúde pública de alcance internacional.

Por aqui, os BDRs da farmacêutica (SA:PFIZ34) tinham baixa de 0,9%.

A Pfizer assinou um acordo de licenciamento com uma organização de saúde pública parceira da ONU, chamada Medicines Patent Pool, para expandir o acesso do medicamento oral em países de baixa e média renda.

Segundo o acordo, fabricantes qualificados de medicamentos genéricos em todo o mundo que recebem sublicenças poderão fornecer o medicamento, o que cobriria cerca de 53% da população mundial.

Esperava-se que o medicamento gerasse renda adicional para a gigante farmacêutica após o sucesso da vacina contra a Covid-19, fornecendo uma segunda linha de defesa contra a doença para as autoridades de saúde e uma segunda fonte de receita para a empresa.

O MPP já solicitou manifestações de interesse das partes em fabricar e vender o pacote contendo o medicamento, cientificamente conhecido como PF-07321332, bem como o ritonavir, medicamento anti-HIV que deve ser administrado conjuntamente no tratamento prescrito.

O remédio, que ainda aguarda aprovação regulatória, é um dos três medicamentos orais com eficácia comprovada contra a Covid-19, ao lado dos medicamentos da Merck (NYSE:MRK) (SA:MRCK34) e da Regeneron (NASDAQ:REGN) (SA:REGN34). A Pfizer afirma que o seu exemplar reduz o risco de hospitalização ou morte em 89%. O molnupiravir da Merck possui uma taxa de eficácia de pouco mais de 50%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações