Pfizer, veículos elétricos, indústria do petróleo, perspectivas econômicas: 4 assuntos para observar na quinta

Investing.com

Publicado 17.11.2021 17:28

Atualizado 17.11.2021 19:26

Por Dhirendra Tripathi e Ana Julia Mezzadri

Investing.com - As ações dos EUA tiveram tendência de queda nesta quarta-feira, devolvendo alguns ganhos após fortes balanços do varejo e sinais de que consumidores continuam gastando.

Alguns investidores temem que o Federal Reserve reaja mais rapidamente no aumento das taxas de juros, depois do maior aumento em 31 anos dos preços ao consumidor de outubro comparado ao ano anterior. Ainda assim, o Fed se movimenta para reduzir o programa de compra de títulos no final deste ano. A questão sobre as taxas será decidida no decorrer do tempo.

Uma das grandes influências na postura do Fed será a escolha do presidente Joe Biden do próximo líder quando o mandato do atual presidente Jerome Powell terminar em fevereiro. Ele poderia renomear Powell, como alguns esperam, ou escolher a governadora Lael Brainard para sucedê-lo, como outros também esperam.

LEIA MAIS: Crescimento econômico, empregos e inflação colidem em escolha de Biden para Fed

Biden afirmou que a decisão pode acontecer esta semana.

A empresa de serviços financeiros, Visa (NYSE:V) (SA:VISA34), pesou no Dow Jones Industrial Average depois que a Amazon.com (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) declarou não mais aceitar seus cartões emitidos no Reino Unido devido a taxas.

Por outro lado, os fortes ganhos do varejo desta semana coroaram uma temporada de balanços positivos que levaram as ações a recordes sequenciais nas últimas semanas.

VEJA TAMBÉM: Visa cai com decisão da Amazon em não aceitar seus cartões de crédito no Reino Unido

No Brasil, o Ibovespa fechou em queda pelo terceiro pregão seguindo, passando para o campo negativo no mês, com queda de commodities e preocupações com o quadro fiscal.

Aqui estão quatro coisas que podem afetar os mercados amanhã:

h2 1. Perspectivas econômicas/h2

A piora nas perspectivas econômicas pelo ministério da Economia nesta quarta-feira deve seguir fazendo peso no pregão de amanhã. Agora, o governo espera PIB de 2,1% para 2022. Ainda que o número esteja muito acima do que vem sendo estimado pelo mercado, representa uma queda em relação à projeção divulgada em agosto, de 2,5%.

A situação da PEC dos Precatórios no Senado, que parece não avançar, também deve seguir impondo cautela aos investidores, além das falas de Bolsonaro em relação a reajustes nos salários do funcionalismo público, possibilidade que teria forte impacto no Orçamento de 2022.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

LEIA: Esforço da PEC dos Precatórios não é para atender reajuste de servidores, diz relator

h2 2. Pfizer /h2

A Pfizer Inc (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) estará no centro das atenções já que reguladores consideram a possibilidade de disponibilizar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para todos os adultos. A Food and Drug Administration se reúne na quinta-feira e os especialistas em vacinas do comitê independente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças se reúnem na sexta-feira para discutir os méritos do assunto e aprovar a terceira dose da empresa para maiores de 18 anos.

A Moderna Inc (NASDAQ:MRNA) (SA:M1RN34) também busca aprovação de emergência para disponibilizar a sua dose de reforço da vacina a todos os adultos. Embora a dose de reforço esteja disponível a todos em alguns locais, os reguladores a aprovaram inicialmente para pessoas com 65 anos ou mais ou pessoas expostas a empregos ou ambientes de risco.

LEIA: Pfizer sobe expectativa de aprovação da dose de reforço a todos os adultos

h2 3. Lucid e Rivian/h2

As ações de fabricantes de veículos elétricos estiveram na crista da onda durante a semana passada, com Lucid (NASDAQ:LCID) e Rivian (NASDAQ:RIVN) entre as que mais ganharam. A direção agora é a oposta. As ações do Lucid Group Inc caíram 6% na quarta-feira e da Rivian Automotive Inc - um dos maiores IPOs do ano - - caíram 17%.

Ainda assim, ambas as ações acumularam tanto que agora têm valores de mercado que rivalizam com as maiores montadoras do mundo.

VEJA: Rivian cai depois que rali histórico a torna a 4ª maior montadora

h2 4. Indústria do petróleo/h2

Refinarias de petróleo estão sob escrutínio depois que o governo de Biden pediu à Federal Trade Commission que verificasse se há atividade anticompetitiva mantendo os preços altos nas bombas.

A carta de Biden segue sua orientação ao órgão regulador antitruste de alguns meses atrás, encaminhada pelo diretor do Conselho Econômico Nacional, para justificar a disparada dos preços dos combustíveis. Em sua última diretriz, Biden afirmou ser necessário mais ações, uma vez que "os preços nos postos continuaram a subir, mesmo com os custos do refino de combustível caindo e os lucros da indústria aumentando".

E MAIS: Refinarias caem com pedido de Biden à FTC para investigar empresas por altos preços nas bombas

- A Reuters contribuiu para esta reportagem.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações