PIB Mensal do Itaú tem crescimento de 3,3% em junho

Investing.com

Publicado 14.08.2020 16:36

Atualizado 14.08.2020 17:04

Por Gabriel Codas

Investing.com - O Itaú Unibanco divulgou na tarde desta sexta-feira que seu levantamento do PIB Mensal (PM-Itaú) foi registrado crescimento de 3,3% em junho, na comparação mensal com ajuste sazonal. O indicador se encontra 7,2% abaixo do nível pré-crise (jan-fev). Na comparação com junho de 2019, o PM-Itaú recuou 5,9%.

O resultado reflete o crescimento disseminado na indústria, varejo ampliado e no setor de serviços. De acordo com IBGE, os crescimentos mensais para estes setores em junho foram, respectivamente, de 8,9%, 12,6% e 5,0% (com ajuste sazonal).

No mês, doze dos treze componentes do PM-Itaú avançaram na comparação mensal com ajuste sazonal. O único componente que não cresceu em junho foi o de serviços ligados à administração pública, que ficou estável. Os destaques positivos ficaram com a indústria extrativa (+10,3%), seguida pela indústria de transformação (+9,7%).

De acordo com o levantamento, os dados mostraram início da recuperação em maio e junho, o que gera um carrego estatístico favorável de +3,3% para o 3T20. A recuperação tem sido mais forte no comércio e na produção industrial, enquanto o setor de serviços prestados a famílias, mais impactado pelo isolamento social, se recupera mais lentamente. A confiança do empresário medida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou aumentos importantes ao longo dos últimos meses, o que é mais uma indicação de recuperação da atividade econômica.

IBC-Br

O Banco Central divulgou hoje mais cedo o IBC-Br de junho, indicador de atividade econômico do Banco Central. A economia brasileira cresceu 4,9% em junho ante maio, sob o impulso da reabertura gradual da economia e das medidas de auxílio do governo. A expansão ficou acima dos 4,7% esperado pelo mercado. 

Na comparação com junho de 2019, o IBC-Br apresentou perda de 7,05% e, no acumulado em 12 meses, teve recuo de 2,55%. Assim, a contração no segundo trimestre foi recorde, queda de 10,94%. 

O recuo recorde no segundo trimestre soma-se à contração de 1,97% vista no primeiro trimestre ante o período imediatamente anterior

O IBC-Br mostra que o maior impacto das medidas de contenção da Covid-19 foi percebido em março (-6,12% sobre o mês anterior) e abril (-9,62%), meses de perdas recordes. Desde então a atividade vem indicando melhora na base mensal, com alta em maio de 1,6%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações