PIX deve impactar receita de tarifas de grandes bancos em 8%, diz Moody’s

Investing.com

Publicado 08.10.2020 16:50

Atualizado 08.10.2020 17:02

Investing.com - O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o PIX, que deve começar a funcionar em novembro e não irá cobrar taxas de indivíduos e microempresas, deve impactar em 8% as receitas advindas de tarifas de transferência dos grandes bancos brasileiros, segundo o Moody’s. As informações são de relatório da última terça-feira (6).

O PIX, por sua rapidez e isenção de taxas, será um concorrente direto dos TEDs e dos cartões de débito.

O novo sistema chega em um momento em que os bancos já estão tendo de enfrentar taxas de juros historicamente baixas e pressão nas margens de juros líquidas e na lucratividade causada pela pandemia de Covid-19.

Segundo o Moody’s, a margem de lucro líquido de ativos tangíveis dos bancos brasileiros medida pela companhia estava em 0,9% em junho de 2020, abaixo da média de 1,4% vista entre 2017 e 2019. Além disso, as despesas com provisões, que cresceram 45% no primeiro semestre de 2020, também devem pressionar a lucratividade, segundo o relatório.

Apesar de os grandes bancos poderem cobrar taxas de empresas que usem o PIX, a expectativa da Moody’s é que isso não compense as perdas de tarifas de transações individuais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações