Plataforma da B3 permitirá negociação de renda fixa em nuvem

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 03.07.2023 11:50

Investing.com – A B3 (BVMF:B3SA3), bolsa do Brasil, anunciou o lançamento, em 1º de agosto, de uma nova plataforma em nuvem voltada à negociação eletrônica para renda fixa no mercado secundário, impulsionando a liquidez desses ativos. A entrega será realizada em fases até o primeiro semestre do ano que vem.

Segundo a B3, a plataforma deve substituir por completo a atual plataforma de negociação Trader, onde são negociados títulos públicos e privados como debêntures, CRIs, CRAs, cotas de fundos garantidos, entre outros. A migração faz parte do projeto de modernização em parceria com a Microsoft (NASDAQ:MSFT) e a Oracle (NYSE:ORCL).

Assim, a estrutura deve atender bancos, corretoras, buy side, gestores de fundos e outros clientes institucionais, ampliando agilidade e capacidade.

A plataforma já está em fase de testes com os clientes. De acordo com a B3, os primeiros produtos com negociação na nova plataforma serão os títulos públicos federais indexados NTNB, LFT e NTNC; títulos públicos pré-fixados LTN e NTNF; e operações casadas.

“A nova plataforma também permitirá a automatização das operações casadas. Esse tipo de operação, que envolve a execução simultânea de uma determinada quantidade de títulos públicos, juntamente com contratos futuros, terá o tempo operacional reduzido e garantirá aumento na eficiência do mercado, uma vez que as operações serão realizadas automaticamente pelo algoritmo da plataforma”, informou a B3, em nota.

A segunda etapa vai incluir negociações de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA); Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI); Cotas de Fundos Fechados (CFF); Debêntures; e Crédito de Descarbonização (CBIO).

O mercado secundário de renda fixa na B3 possui cerca de 2.600 investidores e 465 instituições cadastradas, com uma movimentação diária de R$7,7 bilhões em negociação de títulos públicos e R$2,3 bilhões em títulos privados.

São mais de 1500 debêntures cadastradas para negociação, além de mais de 1700 certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRIs e CRAs), e em torno de mil cotas de fundos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações