Preços maiores ajudam Unidas a lucrar 40,5% mais no 4º tri

Reuters

Publicado 21.03.2022 20:40

SÃO PAULO (Reuters) - A lucro da Unidas (SA:LCAM3) subiu forte no quarto trimestre, de uma vez que aumento dos preços compensaram com sobras uma queda uma queda receitas provocada por menores vendas de seminovos. A companhia anunciou nesta segunda-feira que seu lucro de outubro a dezembro somou 276,9 milhões de reais, um aumento de 40,5% sobre mesma etapa de 2020.

O desempenho operacional da Unidas medido pelo lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação (Ebitda) atingiu 722,5 milhões de reais, alta de 55,1% ano a ano. A margem Ebitda evoluiu 4,1 pontos percentuais, para 75,3%.

A receita líquida da companhia totalizou 1,51 bilhão de reais no trimestre, queda de 6,5% contra um ano antes. Enquanto o faturamento com locação cresceu 46,6%, a de vendas de veículos caiu 42,6%. O ticket médio para locação cresceu 33%, enquanto o de terceirização de frotas teve alta de 12,9%. O número combinado de diárias avançou 23,5%.

No relatório de resultados, a Unidas explicou ter priorizado a operação de aluguel de carros "mantendo o volume de venda mais arrefecido, maximizando o tempo de vida útil dos ativos até que o cenário de recebimento dos veículos junto às montadoras seja normalizado". O número de veículos vendidos caiu 57,6%.

Com o envelhecimento da frota, os custos de manutenção dos veículos cresceu 58%. Além disso, o custo de pessoal subiu 59,9% refletindo maior provisão de bônus atrelado ao resultado.

E o resultado financeiro teve piora de 154,4% no comparativo anual, para um número negativo de 168,9 milhões de reais, explicado segundo a companhia pelo aumento do endividamento e pelo aumento dos juros.

Por outro lado, o preço médio do veículo vendido subiu 35,4% no trimestre devido ao aumento de preço dos veículos zero quilômetro que continua impulsionando a demanda por seminovos.

A Unidas e a rival Localiza (SA:RENT3) estão perto de vender ativos necessários à obtenção da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para uma combinação de negócios, segundo a mídia local.

 

(Por Aluísio Alves)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações