Preocupação com desaceleração global derrubam bolsas mundiais na semana

Investing.com  |  Autor 

Publicado 22.03.2019 17:38

Atualizado 24.03.2019 16:00

Preocupação com desaceleração global derrubam bolsas mundiais na semana

Investing.com - As preocupações com a desaceleração econômica global se intensificaram nesta semana, mais especificamente na sexta-feira. A zona do euro teve a maior queda da atividade industrial em quase seis anos, com o PMI preliminar de indústria da região caindo para 47,6 de 49,3 em fevereiro, abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração. O PMI do IHS Markit teve uma queda menor graças ao crescimento estável do setor de serviços, caindo de 51,3 para 51,9 em fevereiro, ante expectativa de 52.

O resultado derrubou as bolsas mundiais. Os índices europeus tiveram a pior semana do ano, enquanto os índices de Wall Street, somente na sexta-feira, caíram 1,77% no Dow Jones, 1,9% no S&P e 2,23% na Nasdaq. Contribuiu para o derretimento o PMI industrial dos EUA de 52,5, abaixo do consenso de 53,5 do mercado.

O Brexit voltou a ter nuvens carregadas no seu horizonte. Após o Parlamento concordar com adiamento de três meses na semana passada, segunda-feira o presidente do Parlamento afirmou que a primeira-ministra Theresa May não pode colocar o acordo acertado com a Comissão Europeia em votação pela terceira vez, jogando um balde de água-fria logo após May conseguir apoio de parlamentar linha-dura pró-Brexit. A Comissão Europeia ainda não definiu a data para a saída do Reino Unido do bloco, o que traz chance para uma retirada sem acordo na semana que vem. Entretanto, os dirigentes europeus discutiam uma saída em maio ou no fim do ano para não atrapalhar o andamento das eleições do Parlamento europeu em maio.

Em relação às negociações comerciais entre EUA e China, a cúpula entre Xi Jiping e Donald Trump, que antes estava programada para o fim de março, deve ficar para junho. Mas a imprensa informou na semana que um acordo está longe de ser firmado, pois os chineses teriam endurecido sua posição sobre propriedade intelectual, enquanto os EUA não se comprometem a retirar as tarifas mesmo com um acordo firmado. Já o presidente Trump disse durante a semana que as negociações estão progredindo e que o acordo deve provavelmente sair.

Por fim, a semana marcada por decisões de política monetária nos EUA e no Reino Unido. O Fed manteve a taxa de juros inalterada no intervalo 2,25%-2,5%, anunciou o fim do plano de redução do balanço patrimonial. Mas o mais importante da reunião de dois dos diretores do Fed foi a atualização do dot-plot e a sinalização de que não haverá aumento da taxa em 2019, diferentemente do anúncio da reunião de dezembro, com a projeção de dois aumentos neste ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Banco da Inglaterra também manteve a taxa de juros em 0,75%, baseado em uma inflação de 1,9% em fevereiro, período que teve a maior alta em dois anos, mas abaixo da meta. A taxa de desemprego no Reino Unido, divulgada na terça-feira, está em 3,9%, nível mais baixo em 44 anos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações