Presidente da Ucrânia pede que Suíça tome medidas contra oligarcas russos

Reuters

Publicado 19.03.2022 15:08

BERNA (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, instou a Suíça neste sábado a tomar medidas contra os oligarcas russos que, segundo ele, estão ajudando a travar uma guerra contra seu país a partir da segurança de "belas cidades suíças".

Em um discurso de áudio para milhares de pessoas que participaram de um protesto anti-guerra em Berna, Zelenskiy agradeceu à Suíça por seu apoio desde que a Rússia lançou sua invasão da Ucrânia, mas também deu um recado claro ao setor financeiro suíço.

"Seus bancos estão onde está o dinheiro das pessoas que desencadearam esta guerra. Isso é doloroso. Isso também é uma luta contra o mal, que suas contas sejam congeladas. Isso também seria uma luta, e vocês podem fazer isso", disse ele, por meio de um tradutor.

"Os ucranianos sentem quando as cidades são destruídas. Elas estão sendo destruídas por ordem de pessoas que vivem na Europa, em belas cidades suíças, que desfrutam de propriedades em suas cidades. Seria realmente bom tirar-lhes esse privilégio."