Presidentes do Itaú e Bradesco defendem PIX em fases por segurança

Estadão Conteúdo

Publicado 21.08.2020 12:45

Atualizado 21.08.2020 16:10

Presidentes do Itaú e Bradesco defendem PIX em fases por segurança

Os presidentes do Bradesco (SA:BBDC4), Octavio de Lazari, e do Itaú Unibanco, Cândido Bracher, defenderam a implementação em fases do PIX, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, para evitar problemas no controle de riscos e relacionados à segurança.

"Como uma grande transformação, deve ser feita cercada de todos os cuidados. Transferência instantânea de pagamentos exige mecanismos de segurança e controle de riscos e é isso que estamos tratando de fazer", disse Bracher durante Conferência Anual do Santander (SA:SANB11).

Lembrando que os bancos devem perder receitas e citando prejuízos da ordem de R$ 1 bilhão "em nossas organizações" por conta de fraudes este ano, Lazari levantou ainda a questão da centralização do sistema no Banco Central. "O fato de estar todo o sistema centralizado no Banco Central é uma preocupação. Como será essa empresa no futuro, uma estatal?", questionou.

Lazari apontou ainda dúvidas quanto à simetria de regras. "Minha preocupação é de que não haja simetria e de que todos os entes da cadeia não obedeçam as mesmas regras", acrescentou. O presidente do Bradesco disse ainda que o PIX é uma evolução natural dos meios de pagamentos e ao defender sua implementação em fases, sugeriu que fosse iniciada, como exemplo, por transferências de menor valor. Ao destacar o aspecto da segurança para se evitar tanto as fraudes, quanto lavagem de dinheiro, Lazari lembrou o registro de 600 mil fraudes nas transferências dos benefícios emergenciais no sistema financeiro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações