Produção de açúcar avança na 2ª parte de julho, diz Unica; etanol anidro tem recorde

Reuters

Publicado 10.08.2022 11:29

Atualizado 10.08.2022 12:20

SÃO PAULO (Reuters) - Condições secas e uma melhora na produtividade da cana permitiram um aumento na produção de açúcar e etanol do centro-sul na segunda quinzena de julho, com a fabricação de álcool anidro batendo um recorde quinzenal, afirmou nesta quarta-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

A produção de açúcar do centro-sul cresceu 8,4% na segunda parte do mês passado, para 3,3 milhões de toneladas, segundo dados da Unica, com a moagem de cana avançando 4,3% no mesmo período, para 48,9 milhões de toneladas.

A produção de etanol da principal região produtora do país aumentou menos, com avanço de 2,78%, para 2,4 bilhões de litros, segundo a Unica, com o setor privilegiando o álcool anidro, usado na mistura com a gasolina.

Os resultados ficaram acima das projeções de uma pesquisa da S&P Global Commodity Insights, que apontava uma produção de açúcar de 3,25 milhões de toneladas e 2,379 bilhões de litros para o etanol.

O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, destacou que a segunda quinzena de julho intensificou a trajetória positiva da primeira metade do mês, registrando "reflexo do aumento na produtividade da lavoura e, concomitantemente, do bom aproveitamento de tempo da indústria neste período mais seco do ano".

Rodrigues acrescenta que "o aumento do rendimento agrícola observado no mês de julho deve se repetir nos próximos períodos, devido ao baixo desempenho desse indicador na safra passada", quando o setor teve os menores valores dos últimos 10 anos, em função da estiagem e impacto de geadas.

Padua afirmou ainda que "os 15 dias finais do mês de julho marcaram um recorde na produção de etanol anidro em uma quinzena". O volume de 1 bilhão de litros superou a máxima anterior, de 979 milhões, no mesmo período da safra 2021/2022.

VENDAS