Produção de caminhões pode ter virada e crescer "em torno de 2 dígitos" em 2024, diz executivo da VWCO

Reuters

Publicado 29.06.2023 16:44

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção de caminhões, que está em forte queda este ano, pode registrar uma "reviravolta" e apresentar crescimento em torno de dois dígitos em 2024, disse nesta quinta-feira Roberto Cortes, presidente da Volkswagen (ETR:VOWG) Caminhões e Ônibus (VWCO), do grupo alemão Traton (ETR:8TRA), em entrevista à Reuters.

Segundo o executivo, apesar da redução de 30% na produção de caminhões nos primeiros seis meses do ano, o setor caminha para uma "suavização" da queda no segundo semestre, com declínio recuando para 20%, e pode ter uma "reviravolta" no próximo ano, com crescimento na casa dos dois dígitos.

Cortes disse que a redução do crédito e os altos juros foram alguns dos fatores que contribuíram para os resultados negativos em 2023, além de uma antecipação das compras em 2022 devido à transição tecnológica para veículos pesados, que aumentou a produção e elevou os estoques.

A possibilidade de redução da taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano, a partir de agosto, pode ajudar a atenuar o impacto na produção deste ano e abrir caminho para uma recuperação da produção em 2024, disse o executivo.

"Esperamos que (a produção) possa crescer no ano que vem algo em torno de dois dígitos, saindo de uma queda de dois dígitos... com a solução de problemas como juros (elevados), baixo crescimento e falta de tecnologia", afirmou o executivo durante um evento promovido pelo grupo Lide.

A transição de tecnologia, da Euro 5 para a Euro 6, acabou desencadeando um movimento de antecipação nas compras de caminhões no final do ano passado, contribuindo para limitar a demanda por esses veículos no início deste ano, segundo Cortes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações