Projeto da UE para regras de IA pode prejudicar Europa, diz carta de executivos

Reuters

Publicado 30.06.2023 11:27

Atualizado 30.06.2023 11:46

Por Supantha Mukherjee

ESTOCOLMO (Reuters) - A legislação sobre Inteligência Artificial proposta pela União Europeia colocará em risco a competitividade e a soberania tecnológica da Europa, de acordo com uma carta aberta assinada por mais de 160 executivos de empresas que vão desde a Renault (EPA:RENA) até Meta.

Os parlamentares do bloco concordaram com um projeto de regras este mês, segundo o qual sistemas como o ChatGPT terão que divulgar conteúdo gerado por inteligência artificial, ajudar a distinguir as chamadas imagens deep-fake das reais e garantir salvaguardas contra conteúdo ilegal.

Desde que o ChatGPT se tornou popular, várias cartas abertas foram emitidas pedindo a regulamentação da tecnologia ​e levantando o "risco de extinção da IA".

Os signatários de cartas anteriores incluíam Elon Musk, o presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, e Geoffrey Hinton e Yoshua Bengio - dois dos três chamados "padrinhos da IA".

O terceiro, Yann LeCun, que trabalha na Meta, assinou a carta desta sexta-feira contestando os regulamentos da União Europeia. Outros signatários incluíram executivos de um conjunto diversificado de empresas, como a de telecomunicações espanhola Cellnex, a francesa de software Mirakl e o banco de investimentos alemão Berenberg.

Essas empresas, juntamente com a Renault e a Meta, não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

"Estamos visando principalmente a versão do Parlamento Europeu porque eles decidiram passar de uma abordagem baseada em risco para uma baseada em tecnologia, que não estava no texto inicial", disse o ex-ministro digital da França e um dos três organizadores do a carta, Cedric O, à Reuters.

Ele, juntamente com Jeannette zu Fürstenberg, sócia fundadora da La Famiglia VC, e René Obermann, presidente da Airbus (EPA:AIR), organizaram o documento.

A carta alertou que, de acordo com as regras propostas pelo bloco, tecnologias como inteligência artificial generativa se tornarão fortemente regulamentadas e as empresas que desenvolverem tais sistemas poderão enfrentar altos custos de conformidade e riscos de responsabilidade desproporcionais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Tal regulamentação pode levar empresas altamente inovadoras a transferir suas atividades para o exterior e investidores a retirar seu capital do desenvolvimento da IA ​​europeia em geral, afirmou.

"Estou convencido de que eles não leram o texto com atenção, mas reagiram ao estímulo de alguns que têm interesse neste tópico", disse à Reuters Dragos Tudorache, que coliderou a redação das propostas do bloco. As sugestões feitas na carta já estão no projeto de lei, disse.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações