Proprietários de carros Tesla na China protestam contra cortes surpresa de preços

Reuters

Publicado 07.01.2023 12:39

XANGAI (Reuters) - Centenas de proprietários de carros Tesla (NASDAQ:TSLA) se reuniram em showrooms e centros de distribuição da montadora na China neste fim de semana, exigindo descontos e crédito após cortes repentinos de preços. Para eles, essa redução significa que eles pagaram a mais por carros elétricos comprados recentemente.

No sábado, cerca de 200 compradores recentes do Tesla Model Y e Model 3 se reuniram em um centro de entrega da Tesla em Xangai para protestar contra a decisão da montadora dos EUA de reduzir os preços pela segunda vez em três meses na sexta-feira.

Muitos disseram acreditar que os preços cobrados pela Tesla por seus carros no final do ano passado não seriam cortados tão abruptamente ou tão profundamente quanto a montadora acaba de anunciar em um movimento para estimular as vendas e apoiar a produção em sua fábrica em Xangai.

O vencimento programado de um subsídio do governo no final de 2022 também levou muitos a concluir suas compras.

Vídeos postados nas redes sociais mostraram multidões nas lojas da Tesla e centros de entrega em outras cidades chinesas, de Chengdu a Shenzhen, sugerindo uma reação ampla dos consumidores.

Após os descontos surpresa de sexta-feira, os preços dos veículos elétricos da Tesla na China estão agora entre 13% e 24% abaixo dos níveis de setembro.

Enquanto as montadoras consolidadas costumam dar descontos para gerenciar estoques e manter as fábricas funcionando quando a demanda enfraquece, a Tesla opera sem concessionárias, e a transparência de preços faz parte da imagem de sua marca.

"Pode ser uma prática comercial normal, mas não é assim que uma empresa responsável deve se comportar", disse o proprietário de um Tesla que protestou no centro de entregas da empresa no subúrbio de Minhang, em Xangai, no sábado, e deu seu sobrenome como Zhang.