Prospecção na Bacia Potiguar deve começar no mês que vem, diz presidente da Petrobras

Estadão Conteúdo

Publicado 03.10.2023 12:04

Atualizado 03.10.2023 15:10

Prospecção na Bacia Potiguar deve começar no mês que vem, diz presidente da Petrobras

A campanha de prospecção na Bacia Potiguar, na Margem Equatorial (BVMF:EQTL3) brasileira, deve ser iniciada mês que vem, após a sonda que será deslocada para o campo Pitu Oeste, na costa do Rio Grande do Norte, ser raspada para não levar organismos da bacia de Campos, onde estava trabalhando, para o nordeste do País. A prática é feita cada vez que há deslocamento de equipamentos entre bacias.

"Começa quando conseguirmos limpar o casco da sonda. Ela veio para o Sudeste e aqui tem entre outras coisas o coral sol, e para levar para lá tem que raspar. Vamos levar entre o final deste mês e o mês que vem, e deve durar uns quatro meses (a perfuração)", disse o presidente da companhia, Jean Paul Prates.

Em relação à polêmica na bacia da Foz do Amazonas, o executivo afirmou que pretende "evoluir mais", e que com a campanha de Potiguar a empresa ganhou alguns meses junto ao Ibama.

A sonda só deve ser deslocada para a Foz após terminado o trabalho em Potiguar, como explicou na segunda-feira, 2, o diretor de Exploração e Produção da estatal, Joelson Mendes.

"Queremos intensificar as conversas com o Ibama com vistas (da Foz) ser o próximo destino dessa sonda. Se for entendimento do Ibama que a gente pode ir com a sonda a qualquer momento para fazer a avaliação pré-operacional (APO), a gente pode levar a sonda lá", explicou Prates, ressaltando que na bacia Potiguar a APO foi realizada sem a sonda, o que pode se repetir na Foz, dependendo do Ibama.

Ao todo são 16 poços na campanha de toda a Margem Equatorial, uma faixa que se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá.

Os primeiros poços que serão perfurados estão nos campos de Pitu Oeste e Anhangá, no Rio Grande do Norte.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações